Filip Calixto   |   04/08/2025 09:02

Gramado (RS) revê expansão do Turismo, e secretário defende pausa para "reflexão"

Secretário de Turismo defende moratória como chance de repensar modelo de crescimento do destino

Divulgação/Embratur Sebrae
A suspensão temporária atinge hotéis com mais de 20 apartamentos e restaurantes com mais de 20 lugares localizados na região central da cidade
A suspensão temporária atinge hotéis com mais de 20 apartamentos e restaurantes com mais de 20 lugares localizados na região central da cidade

GRAMADO (RS) - Em meio a um cenário de expansão acelerada da oferta hoteleira, a cidade de Gramado (RS) decidiu interromper temporariamente a emissão de alvarás para novos empreendimentos turísticos.

A medida, que já havia sido anunciada pela prefeitura em junho, foi defendida pelo secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci, durante a abertura do Arena Abreu - evento da operadora Abreu que reúne cerca de 300 agentes de viagem no destino para dias de capacitação e relacionamento.

Segundo Bertolucci, a decisão de decretar a moratória de seis meses na concessão de novas licenças de construção - válida até o fim de dezembro - parte de uma estratégia mais ampla de reavaliação do crescimento da cidade. O secretário destacou a necessidade de garantir a sustentabilidade econômica e ambiental do município e, sobretudo, de lembrar que "existe uma cidade além do destino turístico".

"Estamos falando de uma cidade com pouco mais de 40 mil habitantes que caminha para ter mais de 36 mil leitos hoteleiros. É fundamental que a expansão seja feita com critério, respeitando os limites da infraestrutura urbana e a qualidade de vida da comunidade local"

Secretário de Turismo de Gramado

Diálogo com o trade e apoio da comunidade

A suspensão temporária atinge hotéis com mais de 20 apartamentos e restaurantes com mais de 20 lugares localizados na região central da cidade - área que concentra o maior fluxo de turistas, sobretudo nas altas temporadas e durante os principais eventos do calendário, como o Natal Luz e o Festival de Cinema.

PANROTAS / Filip Calixto
Ricardo Bertolucci, secretário de Turismo de Gramado
Ricardo Bertolucci, secretário de Turismo de Gramado

Bertolucci destacou que a medida foi bem recebida tanto por empresários do setor quanto pela comunidade local. Segundo ele, a pausa de seis meses não é um veto à expansão, mas uma oportunidade para ouvir o trade e a população, avaliar os dados e pensar em novos modelos de crescimento, inclusive em outras regiões do município.

"Tivemos uma resposta bastante positiva. A ideia é construir em conjunto novas diretrizes, que podem até incluir formatos diferentes de hospedagem e a descentralização de investimentos. Mas, antes, precisamos de um tempo para refletir sobre o que queremos para o futuro de Gramado”, afirmou.

Crescimento em ritmo acelerado

Hoje, Gramado já conta com quase 26 mil leitos e mais de 300 estabelecimentos de hospedagem. Há ainda 13 hotéis em construção e 33 projetos em tramitação, o que poderia elevar esse número a 36 mil nos próximos cinco anos.

O mesmo cenário de crescimento se repete na gastronomia, com 43 novos restaurantes em análise - todos concentrados na chamada zona de planejamento 1.1, que inclui vias como a Rua São Pedro e a Avenida Borges de Medeiros.

Para o secretário, o avanço vertiginoso reforça a importância do planejamento. Ele relembra que a questão foi tema de conversas durante sua participação na Fitur, em janeiro, quando discutiu modelos de gestão com representantes de Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) da Europa.

"Temos que aprender com outras cidades que já passaram por isso. A pausa nos dá a chance de repensar o crescimento, e não de interrompê-lo. Estamos olhando para o futuro com responsabilidade".

A PANROTAS viaja a convite da Abreu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados