Patrimônio Mundial, Lençóis Maranhenses recebem certificação oficial da Unesco
Reconhecimento chega em um momento de forte expansão no Maranhão, quando o Turismo registra alta de 44%

Um ano depois do reconhecimento como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu a certificação oficial da Unesco na cidade de Barreirinhas (MA), que é porta de entrada dos Lençóis.
Na cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (15), o governador Carlos Brandão recebeu a certificação direto das mãos da diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, e ouviu a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, que ressaltou a importância do título e do Maranhão no enfrentamento à mudança do clima em nível global.
"Para o Maranhão, enquanto lar de ecossistemas de inestimável valor ambiental e social, a responsabilidade é também enorme. Ao protegê-los, o Estado não apenas conserva sua biodiversidade e contribui para o enfrentamento à mudança do clima em nível global, como garante o desenvolvimento em bases sustentáveis para os maranhenses. Afinal, economia e ecologia fazem parte da mesma equação"
Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima
Brandão, que participou de várias missões internacionais para defender a riqueza dos Lençóis Maranhenses e sua importância como patrimônio mundial para o desenvolvimento e preservação da região, reforçou a grandeza do título de Lençóis e também do Complexo Bumba-Meu-Boi, certificado ontem (14), como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em solenidade realizada em São Luís.
“Este reconhecimento fortalece o nosso Turismo e o nosso empenho com a preservação deste tesouro natural, que é nossa grande riqueza e gera emprego e renda no nosso Estado. Este é um momento para comemorarmos essa conquista para o Maranhão", afirmou.
Turismo em alta
O reconhecimento da Unesco chega em um momento de forte expansão turística no Maranhão, quando o Turismo registra alta de 44%, segundo o IBGE. No mês de junho, quase 90 mil turistas desembarcaram em São Luís para o período junino — o maior número dos últimos 13 anos, segundo o Observatório do Turismo (Obstur-MA).
O volume representa um crescimento de 19% em relação a 2024 e confirma tendência de alta sustentada, que também se reflete em cidades como Imperatriz.