Pedro Menezes   |   08/09/2025 10:42
Atualizada em 08/09/2025 10:49

Brand USA demite 15% da equipe e encerra streaming após corte de verba

Entidade informou que a reestruturação visa simplificar operações e alinhar melhor os departamentos

PANROTAS/Gute Garbelotto
Fred Dixon, CEO do Brand USA
Fred Dixon, CEO do Brand USA

O Brand USA, agência oficial de promoção turística dos Estados Unidos, anunciou a demissão de 15% de seus funcionários e a reorganização de áreas internas após sofrer um corte de 80% em seu financiamento anual, aprovado em julho pela nova lei de impostos e gastos conhecida como “One Big Beautiful”.

Ao todo, 12 pessoas foram desligadas em diferentes departamentos e categorias. Além da redução de pessoal, o Brand USA também decidiu encerrar o GoUSA TV, seu serviço de streaming gratuito com anúncios, que promovia o Turismo para os EUA em plataformas como Roku, Apple TV e YouTube.

A entidade informou que a reestruturação visa “simplificar operações e alinhar melhor os departamentos”, em um esforço para manter sua relevância no cenário internacional mesmo com menos recursos. No entanto, com os cortes recentes, analistas do setor questionam a capacidade da instituição de manter sua eficácia em meio ao clima político e econômico atual.

O enxugamento da estrutura acontece em um momento de maior concorrência pelo Turismo internacional, já que destinos concorrentes estão investindo pesadamente em promoção. Para especialistas, a falta de recursos pode reduzir a presença dos EUA em mercados estratégicos e impactar a recuperação do setor.

Nota do Brand USA na íntegra

"A Brand USA concluiu recentemente uma reorganização corporativa que otimiza as operações e combina departamentos para melhor alinhamento com as realidades orçamentárias atuais e as prioridades estratégicas. Como parte dessa reestruturação, aproximadamente 15% da nossa força de trabalho foi reduzida. Essa reorganização fortalece nossa eficiência operacional.

Como parte do nosso compromisso contínuo de maximizar a eficácia da promoção do Turismo, também estamos realinhando nossos investimentos em marketing para focar em iniciativas de alto impacto. Isso inclui a transição da GoUSA TV para priorizar nossa nova plataforma 'America the Beautiful' e outras soluções de conteúdo estratégico que proporcionam maior engajamento e alcance para promover o país para públicos internacionais.

Estamos tendo um diálogo muito positivo com a Administração e eles nos apoiam, o que nos deixa muito otimistas em relação ao futuro.

Chris Heywood, porta-voz do Brand USA".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.

Pedro Menezes tem 3753 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!