Pedro Menezes   |   03/07/2025 17:58

Câmara dos EUA aprova corte no orçamento do Brand USA; proposta vai à sanção de Trump

Projeto de lei agora segue agora para a sanção do presidente Donald Trump, que deve acontecer amanhã (4)


Pixabay
Congresso aprovou projeto de lei que reduz orçamento do Brand USA
Congresso aprovou projeto de lei que reduz orçamento do Brand USA

Um dia após o Senado dos Estados Unidos aprovar o projeto de orçamento que reduz drasticamente os recursos federais destinados ao Brand USA, órgão responsável pela promoção dos EUA no Exterior, mesmo após pressão dos destinos e do próprio US Travel Association, hoje foi a fez da Câmara dos Deputados fazer o mesmo com 218 fotos a favor e 214 contra, outra votação acirradíssima.

Com a aprovação de todo o Congresso, o projeto de lei agora segue agora para a sanção do presidente Donald Trump, que deve oficializar o "Big Beautiful Bill" nesta sexta-feira, 4 de julho, data icônica porque é comemorado o Dia da Independência dos Estados Unidos.

Com isso, a verba, que antes era de até US$ 100 milhões por ano em fundos equivalentes, cairá para apenas US$ 20 milhões no ano fiscal de 2026, ou seja, uma queda de 80%. A drástica redução fará com que o Brand USA perca poder de investimento em promoção, o que pode causar consequências diretas no fluxo de turistas internacionais para o país nos próximos anos.

Além do corte projetado, o Brand USA enfrenta uma crise adicional: a organização não recebe aportes federais desde janeiro, segundo fonte próxima à U.S. Travel Association, o que compromete diretamente os planos da entidade, que se prepara para lançar a campanha internacional “America the Beautiful” em agosto. O projeto deve ser iniciado em menor escala do que o previsto originalmente.

É bom frisar que o corte no Brand USA não estava no projeto de lei original. Foi o Senado que propôs e aprovou o corte, e o relatório oficial confirma que o texto com esse corte foi enviado para a votação hoje na Câmara. Ou seja, a versão aprovada hoje manteve os mesmos cortes sem emendas ou remoções específica.

Geoff Freeman, CEO do US Travel, destacou a necessidade urgente do Congresso restaurar o financiamento federal integral para o Brand USA. Os recentes cortes reduzem a contrapartida federal de até US$ 100 milhões anuais para apenas US$ 20 milhões.

O orçamento proposto por Trump para o ano fiscal de 2026 inclui um pedido para restaurar esse financiamento, e Freeman pediu aos legisladores que cumpram essa meta, ressaltando sua importância para promover os EUA antes do 250º aniversário do país e outros grandes eventos internacionais durante o mandato de Trump.

One Big, Beautiful Bill Act

O projeto aprovado é um pacote de gastos e cortes fiscais estimado entre US$ 3 e 4 trilhões, que torna permanentes os cortes de impostos implementados em 2017, introduz isenções fiscais para gorjetas e horas extras, e oferece deduções adicionais para idosos e famílias, incluindo um crédito infantil reforçado de até US$ 6.000.

Para financiar essas medidas, o plano promove cortes de aproximadamente US$ 1,2 trilhão em programas sociais como Medicaid, vale-alimentação (SNAP) e subsídios a energias limpas, além de impor exigências de trabalho e coparticipação que podem excluir milhões de beneficiários.

O pacote também amplia significativamente os investimentos em defesa e segurança de fronteira, com US$ 150 bilhões destinados a agências de imigração e à construção de barreiras físicas. O teto da dívida será elevado em até US$ 5 trilhões. Projeções indicam que entre 11,8 e 17 milhões de pessoas podem perder a cobertura de saúde, e o déficit público pode crescer entre US$ 3,3 e US$ 3,8 trilhões na próxima década.

Impacto do trabalho do Brand USA de 2013 a 2024

PANROTAS / Pedro Menezes
Esforços do Brand USA entre 2013 e 2024 para incrementar Turismo nos EUA
Esforços do Brand USA entre 2013 e 2024 para incrementar Turismo nos EUA

Segundo Fred Dixon, o Brand USA foi responsável por:

  • 10,3 milhões de visitas incrementais entre 2013 e 2024
  • US$ 34,7 bilhões em gastos incrementais no mesmo período
  • 40,3 mil empregos adicionais em média apoiados por ano
  • US$ 9,96 bilhões em impostos federais, estaduais e locais gerados
  • US$ 75,7 bilhões de impacto econômico total

"Em 2024, por exemplo, os esforços de marketing do Brand USA foram responsáveis por 1,6 milhão de visitantes adicionais, por quase US$ 6 milhões em gastos diretos desses visitantes e quase US$ 13 bilhões em impacto econômico total. E isso gerou quase 80 mil empregos incrementais. E isso acontece em um contexto histórico dos últimos 12 anos, incluindo o período da Covid-19"

Fred Dixon, CEO do Brand USA

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