Pedro Menezes   |   03/09/2025 17:22

Brasil recebe 6,52 milhões de turistas até agosto e se aproxima do recorde histórico

Apenas em agosto, foram 576 mil chegadas internacionais, um aumento de 37,8% em relação a agosto de 2024

Alexandre Macieira/Riotur
Trata-se do maior acumulado já registrado para os oito primeiros meses do ano
Trata-se do maior acumulado já registrado para os oito primeiros meses do ano

O Brasil recebeu 6,52 milhões de turistas internacionais de janeiro a agosto de 2025, alta de 46,6% em relação ao mesmo período de 2024. Trata-se do maior acumulado já registrado para os oito primeiros meses do ano. O volume de visitantes estrangeiros neste ano fica muito próximo do registrado em todo o ano passado (6,77 milhões).

“Em apenas oito meses, nós já estamos muito próximos do recorde histórico de 6,77 milhões de turistas que chegaram ao Brasil em todo o ano de 2024. Nos próximos meses, todos os turistas que entrarem, somam para o recorde do final do ano, quando ultrapassaremos os 8 milhões de turistas. Mudamos de patamar, o turismo hoje é a indústria sustentável que gera emprego em todo o País”

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo

Apenas em agosto, foram 576 mil chegadas internacionais, um aumento de 37,8% em relação a agosto de 2024. Foi o melhor agosto da história, superando inclusive o recorde de 2016, quando o país recebeu 537 mil visitantes no mês, ano marcado pelos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. A performance também deixa para trás desempenhos históricos de 2016 a 2018, quando o país recebeu entre 4,4 e 4,6 milhões de turistas nos oito primeiros meses.

Principais emissores

A Argentina segue liderando como principal emissor de turistas ao Brasil. No acumulado de 2025, mais de 2,6 milhões de argentinos escolheram destinos brasileiros. Em seguida aparecem o Chile, com 539 mil visitantes, e os Estados Unidos, com mais de 516 mil turistas. Já os países europeus — França, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido — somam juntos mais de 740 mil visitantes em território nacional.

São Paulo lidera a entrada de turistas internacionais no Brasil, com mais de 1,8 milhão de visitantes desembarcando pelos aeroportos do estado. Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, que recebeu 1,4 milhão de turistas, seguido pelo Rio Grande do Sul, que, em apenas oito meses, já contabiliza mais de 1,2 milhão de visitantes internacionais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados