FIT 2025: Bahia lidera Turismo internacional no Brasil, diz diretor da Setur-BA
De janeiro a agosto, o Estado já recebeu 58,5 mil turistas argentinos, superando todo o ano de 2024

BUENOS AIRES - O Turismo da Bahia registra crescimento recorde em 2025 e vem lançando estratégias focadas na diversidade de experiências, na conectividade aérea e em uma promoção assertiva. De acordo com o diretor de Promoção Internacional da Secretaria de Turismo da Bahia, Pedro Gramacho, em entrevista na FIT 2025, o Estado registra resultados "fora da curva", com destaque para o mercado argentino e europeu.
“De janeiro a agosto deste ano, já recebemos 58,5 mil turistas argentinos, superando todo o ano de 2024. Isso mostra como o mercado está aquecido e respondendo às nossas ações de promoção. Além disso, a Bahia hoje é o destino com maior conectividade aérea entre Argentina e Nordeste, logo com cinco companhias operando voos diretos: Aerolíneas Argentinas, Gol, Latam, Sky e a chegada da Flybondi em dezembro", disse ele.
“A Bahia hoje vem liderando o Turismo no Brasil e no Nordeste justamente porque conseguimos ter uma relação saudável com as outras secretarias de Turismo. Conseguimos envolver diversos players, como receptivos e entidades do setor. Essa atuação conjunta é o que faz com que a Bahia esteja na liderança do Turismo internacional no País. Além disso, mantemos uma boa relação com a Embratur"
Pedro Gramacho, da Setur-BA
Sobre a Argentina, Gramacho afirma que o perfil deste turista se conecta especialmente com resorts all inclusive do litoral norte, Morro de São Paulo e Porto Seguro, outro destino com voo direto. “O mercado argentino tem um perfil que se encanta com o destino Bahia por vários motivos, não só a oferta hoteleira, mas também a diversidade de produtos e segmentos que oferecemos”, explica.
Estratégia de promoção e integração do trade
Segundo Gramacho, o sucesso da Bahia no turismo internacional é fruto de uma estratégia integrada de promoção de destino, capacitação de agentes de viagens e ações B2C. “Não se trata apenas de eventos de calendário ou capacitação de agentes, mas de uma comunicação de venda 360º, estimulando o trade a estar presente e captar negócios”, afirma.
O diretor ressaltou ainda a importância da articulação com outros órgãos, receptivos e companhias aéreas, liderada pela Setur-BA. “Temos um investimento correto, estratégico, e os resultados estão vindo de forma assertiva. O turismo é um setor transversal, gera emprego e renda em toda a sociedade, e estamos vivendo um momento positivo neste sentido", completou.
Por fim, a Secretaria de Turismo já trabalha na captação de eventos para 2026, incluindo convenções anuais de operadoras. “O caminho é abranger todos os segmentos, dialogar com entidades e players, em pró de um turismo diverso, acolhedor e com uma experiência única proporcionada pelo baiano, que é hospitaleiro e festeiro”, conclui Gramacho.
A PANROTAS viaja a convite da B2LIVE, com proteção Intermac Assistance.