FIT 2025: Pernambuco projeta verão histórico em 2026 com expansão de voos
De acordo com a Empetur, Argentina triplicou o número de turistas para Pernambuco no primeiro semestre

BUENOS AIRES - Pernambuco vive um momento histórico marcado pela expansão de malha aérea, investimento em infraestrutura turística e, consequentemente, maior volume de turistas. Eduardo Loyo, presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), detalhou os avanços do Estado e as expectativas para 2025 em entrevista ao Portal PANROTAS nesta FIT 2025.
O Eestado registrará um aumento histórico de passageiros, com expectativa de quase 10 milhões no Aeroporto de Recife/Guararapes nesta temporada. Pernambuco contará logo com nove destinos internacionais e 12 frequências programadas, incluindo Buenos Aires, Córdoba, Montevidéu, Assunção, Santiago, Orlando, Porto, Lisboa e Madri, operados por cinco companhias aéreas: Tap, Azul, Gol, Latam e Iberia.
"Só Buenos Aires terá três companhias aéreas atuando, enquanto Madri terá dois voos semanais a partir de dezembro com a Iberia, aumentando gradualmente em janeiro e fevereiro. “O Chile, por exemplo, passou do 13º para o 4º lugar em emissão de turistas para Pernambuco somente com a implantação de um voo direto da Latam”
Eduardo Loyo, presidente da Empetur
Infraestrutura e acessibilidade
O governo estadual tem investido fortemente em infraestrutura turística. No litoral sul, a requalificação da PE-009, estrada de acesso a Porto de Galinhas e Muro Alto, foi concluída em março de 2025. A Via Costeira (PE-060), por sua vez, iniciou sua requalificação, e a principal via de acesso ao litoral norte (PE-015) está 95% concluída.
Já o Aeroporto de Guararapes, como lembra Loyo, recebeu melhorias significativas, incluindo a ampliação da pista para voos de grande porte e melhorias no conforto dos passageiros. É bom frisar que Fernando de Noronha também conta com pista reentregue para jatos, garantindo conectividade com São Paulo e outros polos.
Com investimentos inéditos do governo, o Estado se prepara para uma temporada histórica. “Estamos muito animados com os números e o reconhecimento que temos recebido. É um trabalho de muitas mãos, e estamos orgulhosos de poder transformar Pernambuco em referência turística no Brasil e no Exterior”, revelou Loyo.
Crescimento e reconhecimento do destino

Pernambuco apresenta crescimento turístico acumulado de 8,9% em 2025 em comparação a 2024, segundo o IBGE. O Estado também se destacou como o mais vendido da CVC no primeiro semestre e ficou entre os três destinos mais vendidos do Booking.
“A Argentina triplicou o número de turistas para Pernambuco no primeiro semestre, Portugal dobrou, Chile teve aumento superior a 1.000%, e Alemanha, Itália e França cresceram entre 10 e 15%”
Eduardo Loyo, presidente da Empetur
Capacitação nacional e internacional
A Empetur tem promovido roadshows nacionais e internacionais, capacitando operadores e agentes de viagens e apresentando a gastronomia e cultura local. “Levamos elementos de todo o Estado: litoral, zona da mata, agreste e sertão. Um exemplo é o endoturismo em Lagoa Grande, onde estamos desenvolvendo uma parceria técnica para aprimorar a produção de vinhos e hospitalidade, comparando técnicas com vinhedos do Rio Grande do Sul”, explica Loyo.
A PANROTAS viaja a convite da B2LIVE, com proteção Intermac Assistance.