Pedro Menezes   |   29/09/2025 14:23
Atualizada em 29/09/2025 14:24

FIT 2025: Tax Free no Rio de Janeiro deve começar a valer no verão de 2026, diz Tutuca

Segundo o secretário de Turismo, implementação está em fase de licitação da operadora responsável

PANROTAS / Pedro Menezes
Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Rio de Janeiro
Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Rio de Janeiro

BUENOS AIRES - O Rio de Janeiro já está pronto para dar um passo à frente na disputa pelo Turismo internacional com a implementação do Tax Free, sistema que permite a restituição de parte dos impostos pagos por turistas, um modelo já adotado em diversos destinos turísticos ao redor do mundo e que foi regulamentado pelo Estado no começo deste mês.

O secretário de Turismo do estado, Gustavo Tutuca, explicou que a lei já foi aprovada na Assembleia Legislativa, a regulamentação já foi assinada junto ao governador Cláudio Castro e agora a implementação está em fase de licitação da operadora responsável. “Nossa expectativa é que, já no próximo verão, o sistema esteja funcionando no Rio de Janeiro, o que nos deixará um passo à frente nessa concorrência internacional”, afirmou.

Segundo Tutuca, em entrevista ao Portal PANROTAS na FIT 2025, o modelo será semelhante ao europeu: o turista realiza toda a documentação no aeroporto antes de embarcar e recebe a restituição do imposto. A expectativa é que uma grande companhia internacional opere o sistema, garantindo padrão de qualidade global.

PANROTAS / Pedro Menezes
Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Rio, Nilo Sergio Felix, subsecretário de Turismo do Rio, e Bruno Reis, da Embratur
Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Rio, Nilo Sergio Felix, subsecretário de Turismo do Rio, e Bruno Reis, da Embratur

O secretário também destacou a importância da experiência estadual como exemplo para outras unidades da federação. “Para implementar o Tax Free, é necessária aprovação unânime no Confaz, e quatro Estados já demonstraram interesse: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Norte. Porém, o Rio é o único que avançou na regulamentação e já está em fase de implementação”, explicou.

Tutuca reforçou que a política será mantida e prevista na nova reforma tributária, a partir de 2030, consolidando o Rio como um destino mais competitivo para o Turismo internacional. “Essa política será extremamente importante para o nosso estado, especialmente para o Turismo”, concluiu o secretário.

A PANROTAS viaja a convite da B2LIVE, com proteção Intermac Assistance.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 3965 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.