Mudanças no processo de emissão do visto americano ainda não estão em vigor; entenda
Governo dos EUA decidiu adiar a medida e só a aplicará depois da definição dos detalhes operacionais

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou, através da Embaixada dos EUA no Brasil, que a série de mudanças no processo de conquista do visto americano, que entraria em vigor no último dia 2 de setembro, ainda não está valendo por "detalhes operacionais".
A informação foi divulgada ao Portal PANROTAS pela própria Embaixada dos EUA no Brasil, que não divulgou uma data certa para que as medidas enfim entrem em vigor. O que se sabe é que boa parte dos solicitantes de vistos não imigrantes terão que comparecer presencialmente a entrevistas consulares.
"A Embaixada e Consulados dos EUA anunciaram que, a partir de 2 de setembro, implementariam novos procedimentos sobre entrevistas presenciais para solicitantes de visto de não imigrante. O Departamento de Estado, porém, adiou a medida e só a aplicará depois da definição dos detalhes operacionais".
Embaixada dos Estados Unidos no Brasil ao Portal PANROTAS
Uma vez em vigor, a decisão reverte a política de dispensa adotada durante a pandemia. Com a nova diretriz, categorias como vistos de Turismo (B-1/B-2), estudos (F e M), trabalho (H-1B) e intercâmbio (J) serão afetadas. A medida deve aumentar tempos de espera e tornar o processo mais oneroso, afetando inclusive menores de 14 anos e maiores de 79, que antes estavam isentos do processo de entrevista.
Poucos continuarão isentos de entrevista, como diplomatas e funcionários de organizações internacionais (vistos A-1, A-2, C-3, G-1 a G-4, NATO-1 a NATO-6); detentores de vistos diplomáticos ou oficiais; pessoas renovando vistos B-1, B-2 ou B1/B2 de validade integral ou cartões de travessia de fronteira.
Oficiais consulares ainda podem exigir entrevistas presenciais caso a caso, por qualquer motivo. Os solicitantes devem verificar os sites das embaixadas e consulados para obter informações mais detalhadas sobre os requisitos e procedimentos de solicitação de visto, bem como para saber mais sobre o status operacional e os serviços da embaixada ou consulado.