Pedro Menezes   |   08/09/2025 17:00
Atualizada em 08/09/2025 20:44

Mudanças no processo de emissão do visto americano ainda não estão em vigor; entenda

Governo dos EUA decidiu adiar a medida e só a aplicará depois da definição dos detalhes operacionais


Divulgação
Embaixada dos EUA no Brasil, no entanto, não divulgou uma data certa para que as medidas enfim entrem em vigor
Embaixada dos EUA no Brasil, no entanto, não divulgou uma data certa para que as medidas enfim entrem em vigor

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou, através da Embaixada dos EUA no Brasil, que a série de mudanças no processo de conquista do visto americano, que entraria em vigor no último dia 2 de setembro, ainda não está valendo por "detalhes operacionais".

A informação foi divulgada ao Portal PANROTAS pela própria Embaixada dos EUA no Brasil, que não divulgou uma data certa para que as medidas enfim entrem em vigor. O que se sabe é que boa parte dos solicitantes de vistos não imigrantes terão que comparecer presencialmente a entrevistas consulares.

"A Embaixada e Consulados dos EUA anunciaram que, a partir de 2 de setembro, implementariam novos procedimentos sobre entrevistas presenciais para solicitantes de visto de não imigrante. O Departamento de Estado, porém, adiou a medida e só a aplicará depois da definição dos detalhes operacionais".

Embaixada dos Estados Unidos no Brasil ao Portal PANROTAS

Uma vez em vigor, a decisão reverte a política de dispensa adotada durante a pandemia. Com a nova diretriz, categorias como vistos de Turismo (B-1/B-2), estudos (F e M), trabalho (H-1B) e intercâmbio (J) serão afetadas. A medida deve aumentar tempos de espera e tornar o processo mais oneroso, afetando inclusive menores de 14 anos e maiores de 79, que antes estavam isentos do processo de entrevista.

Poucos continuarão isentos de entrevista, como diplomatas e funcionários de organizações internacionais (vistos A-1, A-2, C-3, G-1 a G-4, NATO-1 a NATO-6); detentores de vistos diplomáticos ou oficiais; pessoas renovando vistos B-1, B-2 ou B1/B2 de validade integral ou cartões de travessia de fronteira.

Oficiais consulares ainda podem exigir entrevistas presenciais caso a caso, por qualquer motivo. Os solicitantes devem verificar os sites das embaixadas e consulados para obter informações mais detalhadas sobre os requisitos e procedimentos de solicitação de visto, bem como para saber mais sobre o status operacional e os serviços da embaixada ou consulado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.

Pedro Menezes tem 3761 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!