Embaixada dos EUA alerta: pedido de visto para Copa do Mundo 2026 deve ser feito agora
Embaixada informa que está trabalhando com empenho para garantir um processo de visto eficiente

Você viu aqui no Portal PANROTAS, em agosto deste ano, que a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil fez um post incentivando os brasileiros a solicitarem o visto e aproveitarem os jogos da Copa do Mundo de Futebol Masculino da Fifa, que acontece em 2026 nos EUA, México e Canadá.
Pois bem: agora, um mês depois, o tom da mensagem mudou: sai o incentivo e entra o alerta para que todos os "estrangeiros que planejam ir para a Copa do Mundo e que precisam de visto americano devem solicitar AGORA". Segundo o órgão, tanto Embaixada, como Consulados estão trabalhando com empenho para garantir um processo de visto eficiente, tranquilo e eficaz.
Fontes ligadas à PANROTAS revelam que o tempo de espera para emissão do visto vem variando muito em todos os Consulados e na Embaixada. Nesta sexta-feira (5), por exemplo, não há agendamento disponível para o mês de setembro em nenhuma praça. Em São Paulo, por exemplo, a data mais próxima é dezembro.
E como também vimos no Portal PANROTAS, desde o começo do mês passou a valer uma série de mudanças no processo de conquista do visto americano. Entre elas, o fato de grande parte dos solicitantes de vistos não imigrantes ter que comparecer presencialmente a entrevistas consulares.
Com a nova diretriz, categorias como vistos de Turismo (B-1/B-2), estudos (F e M), trabalho (H-1B) e intercâmbio (J) serão afetadas. A medida deve aumentar tempos de espera e tornar o processo mais oneroso, afetando inclusive menores de 14 anos e maiores de 79, que antes estavam isentos do processo de entrevista.
Outra grande mudança deve ter início em outubro com a decisão do governo americano de cobrar uma nova taxa de US$ 250 sobre pedidos de visto de turistas pode aprofundar a crise no setor de viagens do país. O valor, chamado de “visa integrity fee”, passa a valer em outubro e elevará o custo total do visto para US$ 442.