Alagoas se prepara para maior verão da história com mais voos e investimentos
De acordo com Bárbara Braga, o Estado terá a maior malha aérea de sua história durante a alta temporada

Com a chegada da alta temporada de verão, Alagoas se prepara para viver um dos períodos mais movimentados do Turismo nos últimos anos. Segundo pesquisa do IBGE, o Estado foi o destino brasileiro onde os turistas tiveram o maior gasto médio em viagens nacionais em 2023.
Em entrevista ao AL1, da TV Gazeta, em Maceió (AL), a secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, detalhou as ações do governo estadual para receber visitantes e fortalecer a cadeia produtiva do turismo. Entre elas, a expansão da malha aérea e o recorde de voos internacionais
De acordo com Bárbara Braga, o Estado terá a maior malha aérea de sua história durante a alta temporada, que vai de dezembro a março. Serão 49 voos extras semanais partindo de 18 mercados emissores nacionais, resultado de parcerias com companhias e operadoras. E no mercado internacional, a expansão é inédita.
“Serão mais de 20 mil assentos da Argentina para Alagoas, com voos regulares e fretados vindos de Buenos Aires, Rosário e Córdoba”, informou Barbara Braga. As operações contarão com cinco voos semanais de Buenos Aires para Maceió, além das rotas já consolidadas com Lisboa, que mantêm três frequências por semana.
A secretária também lembrou dos dois voos especiais do Uruguai para a Semana Santa de 2026, reforçando o calendário internacional do destino. “Facilitando a chegada do visitante, a gente gera emprego e renda. É isso que mais queremos: melhorar a vida do alagoano”, destacou.
E outro dado relevante apontado pelo IBGE mostra que o turista nacional permanece, em média, 6,6 dias em Alagoas, uma das maiores permanências do País. “Isso mostra que o visitante não fica apenas em Maceió, ele percorre as sete regiões turísticas do estado”, explicou a secretária.
Cruzeiros e seu impacto econômico

O setor de cruzeiros também promete um novo recorde. Na última temporada, mais de R$ 90 milhões foram injetados na economia local, com cerca de 30 paradas de navios em diferentes regiões do estado. Segundo Bárbara, o trabalho de promoção do destino no mercado cruzeirista está sendo intensificado.
“As pesquisas mostram que seis a cada dez cruzeiristas voltam para conhecer melhor o destino. Queremos encantá-los com a cultura, o artesanato e a gastronomia alagoana”
Barbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas