ATWS 2025 destaca Turismo sustentável e conecta líderes globais na patagônia chilena
Adventure Travel World Summit é a principal cúpula internacional do setor; evento será em Quebec em 2026

PUERTO NATALES (CHILE) – Puerto Natales, na Patagônia chilena, se tornou nesta semana o epicentro do Turismo de aventura global com a realização do Adventure Travel World Summit (ATWS) 2025, a principal cúpula internacional do setor. O evento, realizado de 13 a 16 de outubro, reuniu 800 participantes de mais de 60 países para cinco dias de experiências imersivas, debates sobre inovação e sustentabilidade e apresentações que mostraram como a inteligência artificial começa a redefinir o futuro do Turismo.
Organizado pela Adventure Travel Trade Association (ATTA) em parceria com o Sernatur, a Subsecretaria de Turismo e o Governo Regional de Magallanes, o ATWS 2025 promoveu a conexão entre operadores, destinos, agências e meios especializados. A programação incluiu conferências temáticas, rodadas de negócios, workshops e painéis que reforçaram a importância da sustentabilidade, da personalização de experiências e da adoção tecnológica no setor.
A semana começou com os tradicionais “Day of Adventure”, em que participantes vivenciaram mais de 80 experiências locais. Entre as atividades estavam navegação por fiordes, trekking no Parque Nacional Torres del Paine, observação de fauna e encontros com comunidades locais, apresentando aos visitantes internacionais a paisagem única da Patagônia, que destaca o Turismo de natureza como motor de desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

“Tivemos todas as pessoas distribuídas em diferentes espaços, participando de rodadas de negócios, encontros com a imprensa e em workshops que permitiram observar as perspectivas do Turismo de aventura para o futuro. Todas essas ações contribuem para continuar potencializando o Turismo de aventura em nosso país, internacionalizando-o. Por exemplo, hoje, nas rodadas de negócios, houve mais de 1,5 mil reuniões entre produtos locais, produtos regionais e produtos de todo o nosso país com operadores internacionais”
Cristóbal Benítez, diretor nacional da Sernatur
Um dos temas centrais desta edição foi a inteligência artificial aplicada ao marketing turístico. Em uma das apresentações, Julie Thorner, presidente da agência Liquid Spark, destacou as principais ferramentas de IA que estão remodelando a criação de conteúdo, a comunicação com viajantes e as estratégias digitais. Ferramentas generativas de texto (como ChatGPT, Claude e Gemini), plataformas visuais como Canva e Adobe, chatbots inteligentes e otimização para IA-SEO lideram a lista de prioridades para empresas que desejam se adaptar rapidamente às mudanças digitais.
Segundo Julie, o setor está prestes a entrar em uma nova fase: “No próximo ano, quando estivermos falando sobre ferramentas de IA, provavelmente estaremos falando sobre IA generativa e agentes que farão grande parte do trabalho por você”. Ela destacou a importância de escolher soluções intuitivas e versáteis, capazes de integrar equipes com diferentes perfis e acelerar a produção de conteúdo.

Além das tendências tecnológicas, a especialista reforçou a necessidade de criar políticas internas e públicas de IA e de preparar conteúdos para mecanismos de IA-SEO, antecipando uma mudança profunda na forma como os usuários buscarão informações – mediada por agentes conversacionais em vez de buscadores tradicionais.
No fim do evento, a organização anunciou que a próxima edição do ATWS será realizada na cidade de Quebec, no Canadá, entre os dias 14 e 17 de setembro de 2026.
Por Anna Gabriela Costa, do Travel Tech Hub, especial para o Portal PANROTAS