ATWS 2025: especialista destaca ferramentas de IA essenciais para marketing turístico
Julie Thorner, da Liquid Spark, destacou recursos que estão revolucionando a criação de conteúdo

PUERTO NATALES (CHILE) – A inteligência artificial está se consolidando como uma das principais aliadas estratégicas para empresas do setor de Turismo de aventura. Durante uma das apresentações do Adventure Travel World Summit (ATWS) 2025, realizado esta semana em Puerto Natales, na Patagônia chilena, Julie Thorner, presidente da agência Liquid Spark, destacou as principais ferramentas que estão revolucionando a criação de conteúdo, o relacionamento com clientes e as estratégias de marketing digital no setor.
Em sua palestra, Julie apresentou as “Top Ferramentas de IA”, que, segundo ela, devem fazer parte da rotina das empresas nos próximos meses. Entre elas estão:
- Geração de texto e conteúdo (LLMs como ChatGPT, Claude, Copilot e Gemini);
- Ferramentas criativas para visual e vídeo, como Canva e Adobe;
- Chatbots generativos, usados para engajamento e atendimento personalizado;
- Planejamento de conteúdo e otimização para IA-SEO;
- Gestão e ativação do conhecimento.
Segundo a executiva, a forma como o setor utiliza a IA está prestes a mudar significativamente. “No próximo ano, quando estivermos falando sobre ferramentas de IA, provavelmente estaremos falando sobre IA generativa e agentes que farão grande parte do trabalho por você”, afirmou.
Ela explicou que a escolha das ferramentas deve considerar a facilidade de uso, a versatilidade e a integração com diferentes perfis de equipes. “As ferramentas precisam ser fáceis de usar, gerar imagens e vídeos de forma eficiente e rápida”, disse. Julie Thorner destacou o Canva como um exemplo de solução acessível: “O Canva é muito fácil. Tem ótimas possibilidades de design, agora tem IA integrada e permite que pessoas sem formação em design consigam fazer edições com qualidade”.
No marketing turístico, a IA tem sido usada para transformar posts de blog em vídeos explicativos, criar imagens personalizadas, otimizar textos para SEO e gerenciar o tom e a voz da marca com plataformas especializadas como Jasper.ai e Grammarly Business. Ferramentas de CRM e automação, como HubSpot e Mailchimp, também vêm incorporando recursos baseados em IA para analisar dados e sugerir conteúdos mais eficazes.
Os chatbots aparecem como uma das apostas mais promissoras para o setor. De acordo com a especialista, eles podem facilitar a experiência de clientes que não têm clareza sobre seus roteiros ou dúvidas frequentes. “Um bom chatbot de IA generativa ajuda a responder todos os tipos de perguntas”, afirmou. Ela ressaltou que a adoção tende a crescer rapidamente: “Provavelmente, quando fizermos essa mesma pergunta no próximo ano, todos levantarão a mão”.
Outro ponto de atenção levantado foi a necessidade de desenvolver políticas públicas e internas de IA, tanto para orientar colaboradores quanto para transmitir transparência a parceiros e consumidores. Julie Thorner destacou ainda a importância de otimizar o conteúdo para mecanismos de IA-SEO, antecipando uma mudança significativa na forma como os usuários encontrarão informações – com agentes conversando entre si e entregando resultados sem a mediação tradicional de buscadores.
Ela lembrou que essa transição exigirá novas estratégias digitais: “É fundamental otimizar também para IA-SEO. Há várias ferramentas disponíveis para isso. Pode parecer complexo, mas é um espaço em que as empresas precisam atuar”.
Por Anna Gabriela Costa, do Travel Tech Hub, especial para o Portal PANROTAS