Espírito Santo consolida Turismo religioso com patrimônio histórico e festas tradicionais
Estado recebe visitantes para vivenciar manifestações culturais e conhecer a beleza dos monumentos

O Espírito Santo se destaca como importante polo de Turismo religioso no Brasil. Seja por suas festas, seja pelo rico patrimônio arquitetônico e histórico. Anualmente, o Estado atrai fiéis de todas as partes do Brasil e de outros países para participar de suas manifestações ou simplesmente conhecer a beleza de suas igrejas e monumentos religiosos.
O Convento da Penha, em Vila Velha, atrai três milhões de visitantes por ano, segundo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A Festa da Penha é considerada a terceira maior festa religiosa do Brasil, ficando atrás somente do Círio de Nazaré, no Pará, e da Festa de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. A celebração em homenagem à padroeira do Estado, ocorre geralmente em abril e reúne milhares de visitantes durante os dias de programação.
Essa tradição se soma a outras manifestações culturais e religiosas significativas, como a Festa de São Benedito, na Serra. Realizada desde 1836, a festa é exemplo de preservação do patrimônio cultural e das tradições afro-brasileiras.
Os Passos de Anchieta é um dos primeiros roteiros de Turismo religioso do Brasil e o primeiro roteiro cristão das Américas. Já a celebração de Corpus Christi, em Castelo, une fé, arte e cultura popular. É um dos maiores e mais tradicionais eventos do tipo no Brasil e atrai dezenas de milhares de pessoas para apreciar seus tapetes ornamentais.

Além das festas, é de grande relevância cultural o patrimônio arquitetônico que testemunha sua história, com destaque para a Igreja do Rosário, em Vila Velha – considerada a mais antiga do Brasil em atividade, com construção iniciada em 1535. Outros monumentos notáveis incluem a Catedral Metropolitana de Vitória, em estilo neogótico; a Igreja dos Reis Magos, na Serra, exemplar preservado da arquitetura jesuíta; e o Santuário Nacional de Anchieta, uma das igrejas mais antigas do País.
Completando a diversidade de experiências espirituais, o Estado abriga o Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, primeiro mosteiro budista da América Latina. Essa pluralidade, somada às demais igrejas históricas distribuídas por municípios como Alegre, Presidente Kennedy e Itapemirim, consolida o Espírito Santo como destino para quem busca conexão com a fé, a história e a cultura.