Pedro Menezes   |   09/10/2025 12:38
Atualizada em 09/10/2025 12:39

Fornatur adia eleição da nova diretoria para abril de 2026, durante a WTM-LA

Decisão busca garantir continuidade e transição estruturada diante das eleições estaduais de 2026


PANROTAS / Emerson Souza
Marina Marinho, presidente do Fornatur<br/>
Marina Marinho, presidente do Fornatur

RIO DE JANEIRO - O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) decidiu adiar a eleição de sua próxima diretoria para abril de 2026, durante a WTM Latin America, em São Paulo. A decisão foi tomada após amplo debate entre os secretários presentes na reunião desta quinta-feira (9).

Eles avaliaram o impacto do calendário político do próximo ano sobre a composição do colegiado, após uma proposta apresentada pela atual presidente do Fornatur, Marina Marinho, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, que destacou a necessidade de preservar a continuidade institucional do fórum diante do ano eleitoral.

“Teremos um cenário de mudanças em vários Estados. Muitos secretários devem se descompatibilizar de seus cargos para participar do processo eleitoral, e isso naturalmente traz descontinuidade. Não é o momento ideal para escolher uma nova diretoria, que precisa de estabilidade e tempo para planejar. Por isso, sugeri transferir a eleição para abril de 2026"

Marina Marinho, presidente do Fornatur

Segundo a presidente, o objetivo é garantir que os representantes estaduais que permanecerem à frente das secretarias em 2026 tenham condições de participar plenamente da escolha e da gestão da nova diretoria. Ela, inclusive, afirmou que não irá concorrer à presidência. “Queremos que o Fornatur mantenha toda a sua representativa e que a nova gestão assuma já com clareza de cenário e continuidade administrativa”, acrescentou.

Bruno Wendling lutou para eleições no Festuris 2025

PANROTAS / Pedro Menezes
Bruno Wendling, presidente do Fundtur-MS
Bruno Wendling, presidente do Fundtur-MS

A sugestão de Marina abriu um debate extenso entre secretários presentes. Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) e membro do Fórum há oito anos, foi um dos que defenderam uma alternativa intermediária: realizar a eleição ainda em 2025, durante o Festuris 2025, mas com posse apenas em março ou abril de 2026, mas foi derrotado pela maioria.

“Já estou no terceiro ciclo de governo e vivi outras transições. O ano que vem será muito curto e desafiador, com trocas políticas e pouco tempo para planejamento. Por isso, penso que poderíamos manter a eleição no fim deste ano e fazer a transição de forma tranquila, para a nova diretoria assumir no próximo ciclo. Assim, ela já entraria em 2026 com o planejamento pronto”, argumentou Wendling.

Para Marina Marinho, a decisão de adiar a eleição reforça o compromisso do Fornatur com a maturidade política e técnica do colegiado. “Estamos vivendo uma fase muito importante, de cooperação entre Estados, de troca de experiências e de atuação integrada. Não seria prudente interromper esse processo em um momento de tantas transições estaduais”, afirmou.

"O adiamento permitirá que a nova diretoria assuma com planejamento e legitimidade. Queremos garantir uma transição sólida, transparente e que preserve o legado de trabalho coletivo que estamos construindo. A nova diretoria vai herdar um fórum fortalecido, representativo e mais integrado às políticas públicas do Turismo nacional"

Marina Marinho, presidente do Fornatur

Plantão Abav Expo 2025

Clique aqui para ficar por dentro da melhor cobertura da Abav Expo 2025.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4062 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.