Peru Week 2025 é lançada em São Paulo com recorde de participantes e otimismo da Promperú
Lançamento em São Paulo destaca crescimento do público brasileiro e novas conexões aéreas com Lima

O restaurante Mares de La Peruana, comandado pela chef Marisabel Woodman, foi o cenário do lançamento oficial da Peru Week 2025, realizado nesta sexta-feira (31), em São Paulo.
Em um encontro que misturou cultura, Turismo e gastronomia, a Promperú - Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo - apresentou a nova edição da campanha, que chega com números recordes e altas expectativas de crescimento no mercado brasileiro.
De 3 a 20 de novembro, a iniciativa vai reunir ofertas de viagens, menus especiais e promoções gastronômicas em todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer o posicionamento do Peru como um dos destinos turísticos e culinários mais desejados da América do Sul.
A conselheira econômica e comercial da Promperú no Brasil, Silvia Seperack, destacou o avanço expressivo da campanha e o papel estratégico do público brasileiro para o turismo peruano.
“O Brasil é hoje um dos principais mercados para o Peru. Em 2024, recebemos 184.735 turistas brasileiros, um crescimento de 41% em relação ao ano anterior, o que faz do mercado brasileiro o 4º maior emissor da América do Sul e o 5º no mundo”
Silvia Seperack
Expansão recorde e mais conectividade aérea
Nesta edição, a Peru Week registra recorde de participação, com 156 empresas de 20 cidades brasileiras, o que representa um aumento de 21% em relação a 2024. São 97 operadoras de turismo, 54 restaurantes peruanos, quatro consolidadoras aéreas e uma companhia aérea - a Sky Airline, que oferecerá tarifas promocionais e novas opções de rotas entre Brasil e Peru.

Segundo Silvia, o crescimento também é reflexo da ampliação da malha aérea. “Temos hoje 248 voos mensais para Lima, com saídas diretas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Curitiba. E, a partir de 12 de dezembro, Florianópolis também passará a ter voos diretos para Lima. Essa conectividade é essencial para que mais brasileiros descubram o Peru”, explicou.
Perfil do viajante e novas experiências
De acordo com estudo da Promperú, o perfil do turista internacional que visita o Peru busca, principalmente, experiências culturais, de aventura, natureza e gastronomia. Para atender a essa demanda, a campanha deste ano traz novidades em destinos e produtos.
“Temos ofertas incríveis que vão além dos clássicos Lima e Cusco. O visitante pode explorar lugares menos conhecidos, como Ancash, no norte do país, que oferece trilhas consideradas entre as dez melhores rotas de trekking do mundo, além de paisagens de montanha e litoral"
Silvia Seperack
Ela destacou ainda a expansão de novos roteiros de luxo na Amazônia peruana, que unem conforto e natureza. “O Peru tem 60% do território formado por floresta, e há uma crescente oferta de cruzeiros de luxo amazônicos, com experiências únicas para grupos reduzidos. Esse é um segmento em franca expansão.”
Gastronomia como motivadora de viagem
A culinária peruana, eleita diversas vezes a melhor do mundo, segue sendo um dos principais atrativos do país - e também da Peru Week. Nesta edição, 54 restaurantes peruanos em diversas cidades brasileiras participam com menus especiais e degustações temáticas, fortalecendo a conexão cultural entre os dois países.

“Sabemos que a gastronomia é um grande motivador de viagem. O Peru é reconhecido como o melhor destino culinário da América Latina e um dos melhores do mundo. Nossos restaurantes estão entre os mais premiados do planeta, e isso desperta cada vez mais curiosidade entre os brasileiros”, afirmou Silvia Seperack.
A conselheira também anunciou um novo evento gastronômico no calendário: "Em dezembro, realizaremos um mega festival no Parque Ibirapuera, de 5 a 7 de dezembro, reunindo o melhor da gastronomia peruana. Será uma grande celebração para continuar promovendo o Peru como destino turístico e culinário”, adiantou.
Números da Peru Week 2025
- Período: 3 a 20 de novembro
- Empresas participantes: 156 (97 operadoras, 54 restaurantes, 4 consolidadoras e 1 companhia aérea)
- Cidades envolvidas: 20
- Estados com operadoras participantes: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul, entre outros
- Vendas da edição anterior (2024): US$ 4,6 milhões
- Meta 2025: superar o valor e ampliar o alcance nacional
- Novos voos diretos: saída de Florianópolis para Lima a partir de 12 de dezembro
Um encontro de sabores e cultura
Durante o lançamento, o público foi recebido com pratos assinados pela chef Marisabel Woodman, que apresentou um menu inspirado na diversidade gastronômica peruana. Entre ceviches e pisco sours, o evento simbolizou a força da culinária como porta de entrada para o turismo e o intercâmbio cultural entre Brasil e Peru.

“Estamos muito felizes em realizar esta edição com tantos parceiros e ver como o público brasileiro abraçou o Peru. É um sucesso coletivo, que mostra o quanto os laços entre nossos países se fortalecem a cada ano”, concluiu Silvia Seperack, conselheira econômica e comercial da Promperú no Brasil