Programa Brasil Recebe reforça papel do receptivo e tem piloto lançado em São Paulo
Iniciativa da Abav Nacional busca identificar, qualificar e promover agências receptivas em todo o País

RIO DE JANEIRO - O Programa Brasil Recebe, desenvolvido pela Abav Nacional, foi apresentado na reunião do Fornatur, nesta quinta-feira (9), como uma das principais iniciativas de fortalecimento do Turismo receptivo no País. A proposta visa identificar, qualificar e promover agências de viagens receptivas em todas as regiões do Brasil, conectando o setor a novas oportunidades de negócios e de capacitação.
A edição piloto do programa foi realizada em São Paulo, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e Abav-SP, a partir de uma demanda do Conselho Estadual de Turismo, que identificou a necessidade de transformar estratégias institucionais em ações práticas voltadas à comercialização.
"Com o Brasil Recebe, a gente quis sair desse olhar apenas institucional e incentivar a conversão em vendas. Um dos pilares-chave é justamente fortalecer e ampliar o trabalho dos receptivos locais”, explicou Jerusa Hara, diretora executiva da Abav Nacional, que conduziu a apresentação ao lado de Ana Clemente, coordenadora de Turismo da Setur-SP, e Juliana Assumpção, diretora executiva da Abav-SP.
“Passamos a ter um olhar mais focado no receptivo, importantíssimo para o nosso país, não só para receber turistas estrangeiros, mas também os próprios brasileiros. Começamos a perceber que precisávamos, como Abav, ter um olhar mais atento para o segmento de receptivo, das agências receptivas. E quando começamos a desenhar esse programa, coincidentemente, o secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, também manifestou interesse em desenvolver algo voltado a esse tema. E isso casou perfeitamente: estávamos criando um programa justamente para fortalecer o receptivo e escolhemos São Paulo para o projeto-piloto”
Jerusa Hara, diretora executiva da Abav Nacional

Juliana Assumpção lembra que a Abav-SP foi anfitriã do projeto. "Recebemos o projeto junto com o secretário, e, a pedido da Ana, abrimos essa edição piloto que agora deve se expandir para outros Estados”, contou a dirigente.
O piloto contou com dez horas de capacitação, divididas em quatro encontros on-line e encerradas com uma visita técnica aos destinos de Salto e Itu. Os participantes receberam certificados assinados pela presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, e pelo secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena.
“Foi um projeto feito por agentes de viagens e para agentes de viagens, com o olhar de quem entende as reais necessidades do setor”
Juliana Assumpção, diretora executiva da Abav-SP
Ana Clemente, coordenadora da Setur-SP, destacou o caráter do programa, que busca mapear e estruturar o Turismo receptivo de forma personalizada. “Queremos identificar as empresas que já atuam com receptivo ou têm potencial para isso, qualificá-las e depois promovê-las. Cada destino está em um momento diferente, então fazemos um diagnóstico local antes de montar a capacitação e definir as ações de promoção”, explicou.

Ainda de acordo com a gestora, o Brasil Recebe é um programa sob medida, desenvolvido a quatro mãos com os destinos. “Não dá para fazer um programa de receptivo sem envolvimento dos destinos. Após o diagnóstico e a capacitação, identificamos as agências que estão prontas para participar de feiras e eventos, ampliando sua visibilidade junto a operadoras nacionais e internacionais”, afirmou.
A Abav Nacional informa ainda que a iniciativa deve agora ser expandida para outros Estados, com novos módulos e parcerias locais. O objetivo é consolidar uma rede nacional de agências receptivas qualificadas, fortalecendo o Turismo interno e ampliando a presença do Brasil nos mercados internacionais.
Plantão Abav Expo 2025
Clique aqui para ficar por dentro da melhor cobertura da Abav Expo 2025.