Pedro Menezes   |   09/10/2025 12:08

Programa Brasil Recebe reforça papel do receptivo e tem piloto lançado em São Paulo

Iniciativa da Abav Nacional busca identificar, qualificar e promover agências receptivas em todo o País


PANROTAS / Emerson Souza
Jerusa Hara, diretora executiva da Abav Nacional
Jerusa Hara, diretora executiva da Abav Nacional

RIO DE JANEIRO - O Programa Brasil Recebe, desenvolvido pela Abav Nacional, foi apresentado na reunião do Fornatur, nesta quinta-feira (9), como uma das principais iniciativas de fortalecimento do Turismo receptivo no País. A proposta visa identificar, qualificar e promover agências de viagens receptivas em todas as regiões do Brasil, conectando o setor a novas oportunidades de negócios e de capacitação.

A edição piloto do programa foi realizada em São Paulo, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e Abav-SP, a partir de uma demanda do Conselho Estadual de Turismo, que identificou a necessidade de transformar estratégias institucionais em ações práticas voltadas à comercialização.

"Com o Brasil Recebe, a gente quis sair desse olhar apenas institucional e incentivar a conversão em vendas. Um dos pilares-chave é justamente fortalecer e ampliar o trabalho dos receptivos locais”, explicou Jerusa Hara, diretora executiva da Abav Nacional, que conduziu a apresentação ao lado de Ana Clemente, coordenadora de Turismo da Setur-SP, e Juliana Assumpção, diretora executiva da Abav-SP.

“Passamos a ter um olhar mais focado no receptivo, importantíssimo para o nosso país, não só para receber turistas estrangeiros, mas também os próprios brasileiros. Começamos a perceber que precisávamos, como Abav, ter um olhar mais atento para o segmento de receptivo, das agências receptivas. E quando começamos a desenhar esse programa, coincidentemente, o secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, também manifestou interesse em desenvolver algo voltado a esse tema. E isso casou perfeitamente: estávamos criando um programa justamente para fortalecer o receptivo e escolhemos São Paulo para o projeto-piloto”

Jerusa Hara, diretora executiva da Abav Nacional
PANROTAS / Emerson Souza
Juliana Assumpção, diretora executiva da Abav-SP
Juliana Assumpção, diretora executiva da Abav-SP

Juliana Assumpção lembra que a Abav-SP foi anfitriã do projeto. "Recebemos o projeto junto com o secretário, e, a pedido da Ana, abrimos essa edição piloto que agora deve se expandir para outros Estados”, contou a dirigente.

O piloto contou com dez horas de capacitação, divididas em quatro encontros on-line e encerradas com uma visita técnica aos destinos de Salto e Itu. Os participantes receberam certificados assinados pela presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros, e pelo secretário de Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena.

“Foi um projeto feito por agentes de viagens e para agentes de viagens, com o olhar de quem entende as reais necessidades do setor”

Juliana Assumpção, diretora executiva da Abav-SP

Ana Clemente, coordenadora da Setur-SP, destacou o caráter do programa, que busca mapear e estruturar o Turismo receptivo de forma personalizada. “Queremos identificar as empresas que já atuam com receptivo ou têm potencial para isso, qualificá-las e depois promovê-las. Cada destino está em um momento diferente, então fazemos um diagnóstico local antes de montar a capacitação e definir as ações de promoção”, explicou.

PANROTAS / Emerson Souza
Ana Clemente, coordenadora da Setur-SP
Ana Clemente, coordenadora da Setur-SP

Ainda de acordo com a gestora, o Brasil Recebe é um programa sob medida, desenvolvido a quatro mãos com os destinos. “Não dá para fazer um programa de receptivo sem envolvimento dos destinos. Após o diagnóstico e a capacitação, identificamos as agências que estão prontas para participar de feiras e eventos, ampliando sua visibilidade junto a operadoras nacionais e internacionais”, afirmou.

A Abav Nacional informa ainda que a iniciativa deve agora ser expandida para outros Estados, com novos módulos e parcerias locais. O objetivo é consolidar uma rede nacional de agências receptivas qualificadas, fortalecendo o Turismo interno e ampliando a presença do Brasil nos mercados internacionais.

Plantão Abav Expo 2025

Clique aqui para ficar por dentro da melhor cobertura da Abav Expo 2025.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.