Pedro Menezes   |   09/10/2025 08:19

Marca Amazônia é lançada na Abav Expo 2025

Iniciativa também inaugura o segmento de Turismo de transformação e valoriza povos da região

Márcio Menasce/Embratur
Fruto da parceria entre a Embratur e a RAI, Marca Amazônia fortalece a região como produto turístico internacional
Fruto da parceria entre a Embratur e a RAI, Marca Amazônia fortalece a região como produto turístico internacional

A promoção conjunta da Amazônia pelos estados da Região Norte está mais próxima. A Embratur participou, nessa quarta-feira (8), do lançamento nacional da Marca Amazônia, na Abav Expo 2025. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, também se reuniu com secretários de turismo dos estados da Região Norte para articular o lançamento internacional da marca, que acontecerá na World Travel Market (WTM) Londres, em novembro.

Fruto da parceria entre a Embratur e a Rotas Amazônicas Integradas (RAI), a Marca Amazônia vem para fortalecer a região como produto turístico internacional, valorizando e dando protagonismo a indígenas, caboclos, ribeirinhos, quilombolas e seringueiros. O lançamento regional da logo aconteceu durante a apresentação do Plano Brasis 2025–2027, realizada em Boa Vista (RO) no início de agosto.

A nova marca também inaugura um segmento turístico inédito no Brasil: o turismo de transformação, vivenciado a partir da visita à Amazônia brasileira, que transformam para sempre o visitante e, também, o mundo, ao promover a conservação e divulgar a importância e os saberes da floresta, que podem ser encontrados em entre os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembrou que o fortalecimento da Amazônia como produto turístico único é uma saída para combater o garimpo, o desmatamento e outras atividades ilegais da região. “Para combater as atividades ilegais, a gente tem que criar atividades legais. E o turismo é a solução. O turismo é que vai gerar emprego, vai gerar renda, o turismo de base comunitário, a economia verde”, elencou.

“A gente sabe o quanto isso é importante. Nós vamos ter uma COP30 na Amazônia, uma COP capaz de debater de forma profunda o que é a floresta, levando todos os chefes de estado do mundo para dentro de um estado amazônico. Então essa é uma responsabilidade muito grande na hora de pensar a economia, desenvolvimento, mas sempre de forma sustentável. E o mundo não será sustentável se não tiver a Amazônia. Parabéns ao trabalho de vocês”

Marcelo Freixo, presidente da Embratur

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4051 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.