Shutdown nos EUA já causa prejuízo de US$ 1 bilhão para o Turismo, diz US Travel
Segundo Geoff Freeman, paralisação parcial está causando danos reais e irreversíveis ao setor

A paralisação parcial do governo dos Estados Unidos, que completa uma semana nesta quarta-feira (8), já provocou um prejuízo estimado de US$ 1 bilhão para a economia do Turismo norte-americano, segundo dados divulgados pela U.S. Travel Association nesta quarta-feira (8).
De acordo com a entidade, que representa o setor de viagens e hospitalidade do país, o impacto econômico cresce a cada dia em que o impasse no Congresso impede a aprovação do orçamento federal. “O shutdown está causando danos reais e irreversíveis”, afirmou Geoff Freeman, presidente e CEO da U.S. Travel Association.
Freeman destacou ainda que os viajantes enfrentam filas maiores nos postos da TSA, atrasos em voos e redução na frequência de operações em diversos aeroportos. Em alguns casos, torres de controle chegaram a ser fechadas por falta de pessoal. “Quanto mais essa situação se prolonga, piores serão os efeitos em cadeia para as comunidades locais, para pequenos negócios e para todo o país”, alertou o executivo.
A crise ocorre em um momento de alta movimentação nos aeroportos norte-americanos, agravada pela falta de recursos que afeta órgãos essenciais como a Transportation Security Administration (TSA) e a Federal Aviation Administration (FAA). Ambas continuam operando, mas com servidores sem remuneração, o que tem provocado atrasos, cancelamentos e problemas logísticos em aeroportos de grande porte.
Enquanto o Congresso não chega a um acordo para reabrir o governo, a U.S. Travel reforça o apelo para que os legisladores atuem “antes que os danos ao setor e à economia nacional se tornem ainda mais profundos”.