Presidente da Abav Nacional clama pela ética no Turismo: "o que é realmente importante?"
Segundo Ana Carolina, precisamos pensar não apenas em onde, mas também em como e a que custo atuamos

RIO DE JANEIRO - A Abav Expo 2025 está oficialmente inaugurada. A presidente da Abav Nacional (Associação Brasileira das Agências de Viagens), Ana Carolina Medeiros, foi a primeira a subir ao palco da cerimônia de abertura de uma das maiores feiras de Turismo da América Latina, na manhã desta quarta-feira (8).
Além de comentar sobre as novidades de mais uma edição, Ana Carolina também citou compromissos e princípios que são considerados fundamentais para o sucesso do agenciamento, em meio às polêmicas e crises que marcam o ano de 2025. "O que é realmente importante para o mercado?", indagou Ana.
"No nosso mercado, o de agenciamento de viagens, temos muitos exemplos de garra e coragem. Mas coragem não pode ser confundida com atitudes impulsivas ou impensadas. Eu vim aqui hoje porque gostaria de propor uma reflexão profunda sobre o caminho que queremos seguir. Nós, o Turismo brasileiro, precisamos pensar não apenas em onde, mas também em como e a que custo atuamos. O que é realmente importante para o mercado? Ganhar uma concorrência com desconto em reais? Programas e políticas públicas que não se sustentam? O politicamente correto, mas vazio? Ou tem valor sermos empresas saudáveis, sustentáveis e comprometidas com clientes, fornecedores e parceiros? Pensar somente em garantir a própria fatia do bolo ainda faz sentido hoje?"
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional

Ana Carolina preza pela valorização da ética no Turismo. "Como esse pensamento se encaixa em um mundo em que precisamos diminuir diferenças, pensar na coletividade, igualdade e sustentabilidade? Quando a Abav fala da valorização do agente de viagens, estamos falando também de valorização entre os agentes de viagens. De certa forma, estamos clamando pela valorização da ética do Turismo em todos os elos da cadeia produtiva", disse ela.
A presidente da Abav Nacional também falou da empatia em relação ao agenciamento. "Ao nos referirmos aos agentes de viagem, queremos dizer que entendemos suas dores. Todos nós que lideramos a Abav também somos agentes de viagens e sabemos o que acontece com cada um de nós. E vamos seguir sim lutando para que nosso negócio seja saudável, ético e respeitado. Estamos sempre atentos", revelou.
"O compromisso aumenta cada vez mais, né, gente? Estamos atentos à seriedade das situações adversas e seguiremos empenhados em defender os interesses de todos nós, agentes de viagens, de forma responsável e contundente. O agente de viagem não é apenas um vendedor de passagens ou tirador de pedidos. O agente de viagens é um profissional que estuda, se dedica e tem um profundo compromisso com o cliente final. Orgulhe-se do que vocês representam para a indústria do Turismo e para a economia brasileira. Vocês têm muito valor!"
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional
Também subiram ao palco e compuseram a cerimônia de abertura, as seguintes autoridades: Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio-RJ, Ana Carla Lopes, secretária executiva do Ministério do Turismo, Marcelo Freixo, presidente da Embratur, Marina Marinho, presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Ítalo Mendes, presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur),, Ana Clévia Guerreiro, coordenadora do Sebrae Nacional, Heitor Kadri, diretor do escritório regional da ONU Turismo para as Américas, Marcelo Siciliano, presidente da Abav-RJ, Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, representando o governador Cláudio Castro, Bruno Matos, vice-secretário municipal de Turismo, representando o prefeito Eduardo Paes, e Bernardo Fellows, presidente da Riotur.
Plantão Abav Expo 2025
Clique aqui para ficar por dentro da melhor cobertura da Abav Expo 2025.