Violência no Rio: EUA emitem alerta de segurança para turistas norte-americanos
Governo norte-americano recomenda que cidadãos dos EUA evitem as áreas afetadas fiquem ligados na imprensa

O Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro emitiu um alerta de segurança por conta dos confrontos intensos entre forças policiais e facções criminosas em diversas áreas da Zona Norte da capital fluminense, que tiveram início nessa terça-feira (28), especialmente nos bairros da Penha e do Complexo do Alemão. De acordo com o comunicado oficial, os tiroteios provocaram bloqueios e interrupções no tráfego em importantes vias da cidade.
"O governo norte-americano recomenda que cidadãos dos EUA evitem as áreas afetadas, monitorem a mídia local e aplicativos de trânsito para atualizações, e minimizem deslocamentos desnecessários. O comunicado também orienta a manter um perfil discreto, revisar planos de segurança pessoal e informar amigos e familiares sobre a própria localização"
Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro
O alerta reforça os contatos de emergência para cidadãos norte-americanos no Rio de Janeiro:
- Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro: +55 (21) 3823-2000
- Emergências fora do horário comercial: +55 (21) 3823-2029
- E-mail: ACSRio@state.gov
- Polícia: 190 | Ambulância (SAMU): 192
O Departamento de Estado dos EUA também orienta viajantes e residentes estrangeiros a se inscreverem no Programa de Inscrição de Viajantes Inteligentes (STEP), para receber atualizações automáticas de segurança e alertas oficiais. A recomendação do consulado reforça o clima de tensão na cidade.