Pedro Menezes   |   12/11/2025 12:49
Atualizada em 12/11/2025 12:51

EUA podem começar a barrar vistos de pessoas com obesidade e doenças crônicas

Nova diretriz orienta consulados a negar pedidos que possam depender do sistema público de saúde


Divulgação
Segundo o documento, a intenção é restringir a entrada de imigrantes que possam representar um “ônus financeiro ao contribuinte americano”, em razão de possíveis tratamentos médicos de alto custo
Segundo o documento, a intenção é restringir a entrada de imigrantes que possam representar um “ônus financeiro ao contribuinte americano”, em razão de possíveis tratamentos médicos de alto custo

Os Estados Unidos vão ampliar os critérios para concessão de vistos e podem até mesmo começar a negar a entrada de pessoas com doenças crônicas, como obesidade, diabetes, câncer e distúrbios cardiovasculares. A medida, divulgada em nova orientação do Departamento de Estado, foi enviada a embaixadas e consulados norte-americanos em todo o mundo, mas não vale para vistos turísticos, como B1/B2.

Segundo o documento, a intenção é restringir a entrada de imigrantes que possam representar um “ônus financeiro ao contribuinte americano”, em razão de possíveis tratamentos médicos de alto custo. O texto ainda determina que os oficiais consulares considerem a probabilidade do solicitante depender de benefícios sociais ou cuidados médicos prolongados.

Até então, as avaliações de saúde exigidas para a obtenção de visto se limitavam a doenças transmissíveis, como tuberculose, e à verificação de histórico de vacinação. Com a nova regra, o escopo passa a incluir condições não transmissíveis e fatores de risco metabólicos. A informação foi revelada pela KFF Health News, especializada em saúde pública, e confirmada pela rede Fox News.

Entre as condições que poderão levar à recusa de um visto estão obesidade, diabetes, doenças respiratórias e neurológicas, além de problemas de saúde mental. O texto cita ainda que a rejeição se aplicará quando houver “risco de o requerente exigir cuidados médicos no valor de centenas de milhares de dólares”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4359 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.