Pedro Menezes   |   10/11/2025 15:41
Atualizada em 10/11/2025 16:20

Comissão aprova PL que retoma isenção de vistos para turistas de EUA, Austrália e Canadá

Proposta agora será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania


Felipe Menezes/Inframérica
Para o relator do projeto, deputado Marcel van Hattem, a exigência de vistos teve efeitos negativos sobre o turismo e a economia
Para o relator do projeto, deputado Marcel van Hattem, a exigência de vistos teve efeitos negativos sobre o turismo e a economia

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 206/23, que isenta turistas de Austrália, Canadá e Estados Unidos da necessidade de visto para entrar no Brasil. Se aprovada pelo Congresso Nacional, a proposta anularia efeitos do Decreto Presidencial 11.515/23, que reintroduziu a exigência de vistos para esses turistas.

O texto também trata de turistas do Japão, porém, em agosto de 2023, Brasil e Japão firmaram acordo para isentar mutuamente os vistos para viagens de até 90 dias com passaporte comum.

Para o relator do projeto, deputado Marcel van Hattem, a exigência de vistos teve efeitos negativos sobre o turismo e a economia, reduzindo o número de visitantes estrangeiros e afastando o Brasil de seus principais concorrentes na região. Van Hattem defendeu a aprovação do projeto, que tem origem no Senado.

“Os dados mostram que a política de isenção, que esteve em vigor entre junho de 2019 e março de 2020, produziu efeitos positivos e imediatos. A medida gerou 80 mil visitantes adicionais e injetou R$ 328 milhões na economia nacional. Em um cenário sem pandemia, a estimativa era de 200 mil turistas e até R$ 800 milhões em receitas”

Deputado Marcel van Hattem

Para o relator, a decisão de reintroduzir os vistos foi tomada sem estudos de impacto e sem diálogo com o setor produtivo. Ele também lembrou que a reciprocidade diplomática não é obrigatória pela Lei de Migração. A proposta agora será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, seguirá para votação no Plenário da Câmara.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4341 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.