EUA: Trump promete interromper imigração de países do "Terceiro Mundo"
Presidente dos EUA ainda lista medidas que adotaria em um eventual novo governo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta quinta-feira (27) uma mensagem de Ação de Graças nas redes sociais com uma promessa central: interromper permanentemente a imigração de todos os países que ele classifica como “Terceiro Mundo”, caso retorne à Casa Branca.
No texto, Trump ainda lista medidas que adotaria em um eventual novo governo. Segundo ele, a “pausa permanente” na migração teria como objetivo permitir que o sistema norte-americano “se recupere totalmente” e reduzir o que descreve como “populações ilegais e disruptivas”.
Além da interrupção à imigração desses países, Trump também promete:
- encerrar as admissões que ele atribui ao “Autopen” do presidente Joe Biden;
- deportar estrangeiros considerados riscos à segurança ou “incompatíveis com a civilização ocidental”;
- retirar benefícios federais de não cidadãos;
- e promover o que chama de “reverse migration”, uma grande redução de imigrantes acompanhada de aumento de deportações.
As propostas deram continuidade ao discurso duro sobre imigração que marcou sua campanha em 2016 e seu período na Casa Branca. O texto também associa imigração a criminalidade, déficits públicos e deterioração urbana — afirmações que são contestadas por especialistas e organizações de direitos civis.
Ao longo da mensagem, Trump ainda fez uma série de críticas a imigrantes, especialmente refugiados e comunidades de países africanos, além de voltar a atacar políticos democratas como o governador Tim Walz e a deputada Ilhan Omar.