SeaWorld Orlando e Aquasis, do Ceará, firmam parceria para reabilitação de peixes-bois
Veterinária do parque norte-americano participou de um treinamento técnico com a equipe de veterinários

O SeaWorld e a Aquasis (Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos) anunciaram uma nova parceria. Entre os dias 21 e 23 de novembro, a médica-veterinária Dra. Claire Erlacher-Reid, especialista sênior do parque de Orlando, participou de um treinamento técnico com a equipe de veterinários da instituição cearense.
A atividade visa fortalecer a capacitação dos profissionais brasileiros que atuam no resgate, reabilitação e soltura de peixes-bois-marinhos (Trichechus manatus), uma das espécies mais ameaçadas de extinção da fauna nacional.
O objetivo foi adaptar ao contexto brasileiro os protocolos utilizados em centros norte-americanos, onde os casos clínicos são, em geral, mais graves e emergenciais — frequentemente relacionados a traumas por atropelamento, síndrome do estresse por frio e intoxicações por algas nocivas.

As atividades práticas e teóricas contemplaram temas como diagnóstico por imagem, manejo anestésico, tratamento de feridas e infecções profundas e enfermidades associadas a mortalidades massivas, que afetam diretamente a conservação das populações de sirênios.
“Vejo esta como uma oportunidade valiosa para contribuir com os esforços globais de conservação dos peixes-boi, fortalecer colaborações internacionais e trocar experiências com outros especialistas. Com 21 anos de experiência intensiva com peixes-boi — sendo 15 como veterinária —, estou animada para conduzir este workshop. A iniciativa me permitirá compartilhar minha expertise em medicina de peixes-boi, ao mesmo tempo em que aprendo sobre desafios regionais e conheço técnicas utilizadas pela Aquasis que poderão ser aplicadas no trabalho com os peixes-boi da Flórida. Assim, avançamos juntos na conservação e na medicina da espécie em diferentes continentes”, ressalta a Dra. Claire.