Turistas morrem durante nevasca em Torres del Paine, no Chile
Segundo as autoridades chilenas, as vítimas são dois mexicanos, dois alemães e uma britânica

Cinco turistas estrangeiros morreram após serem surpreendidos por uma forte nevasca no Parque Nacional Torres del Paine, na Patagônia chilena, na segunda-feira (17). O grupo fazia o circuito O, uma das rotas mais longas e remotas da região, quando enfrentou ventos superiores a 190 km/h, queda brusca de temperatura e visibilidade praticamente nula.
Segundo as autoridades chilenas, as vítimas são dois mexicanos, dois alemães e uma britânica. Eles foram encontrados sem vida na área de Los Perros, uma das partes mais isoladas do trajeto. Outros quatro integrantes do grupo conseguiram sobreviver e foram resgatados com vida.
O alerta às equipes de emergência foi disparado após um dos caminhantes acionar o sistema SOS de seu relógio, o que permitiu localizar a região onde o grupo estava. As operações de resgate, porém, foram extremamente dificultadas pelo mau tempo. Helicópteros não conseguiram decolar e equipes de solo — incluindo policiais, militares, guias e cães de busca — levaram horas até chegar ao local.
Torres del Paine, um dos parques mais visitados da América do Sul, é conhecido por mudanças repentinas no clima, principalmente nesta época do ano. Parte das trilhas do circuito O foi temporariamente fechada até que as condições voltem a ser consideradas seguras.