Karina Cedeño   |   09/12/2025 11:41

Embratur e YouTube fecham parceria para promover o Brasil no Exterior

Três projetos de roteiros serão selecionados e cada um receberá R$ 50 mil para a produção do conteúdo


Ayrana Lopes/Embratur
Parceria foi anunciada durante o Comic Con Experience (CCXP)
Parceria foi anunciada durante o Comic Con Experience (CCXP)

A Embratur e o YouTube anunciaram, na Comic Con Experience (CCXP), o edital “Cria Brasil”. A parceria investirá R$ 150 mil em projetos de criadores de conteúdo digital para promover o Turismo brasileiro no Exterior.

O objetivo é usar o poder do vídeo para mostrar um Brasil plural, inovador e sustentável, atraindo mais visitantes internacionais. A estratégia aproveita o “Turismo de tela” — quando filmes e séries inspiram a escolha de um destino de viagem.

Como funciona o “Cria Brasil”

  • O prêmio: três projetos de roteiros serão selecionados, e cada um receberá R$ 50 mil para a produção do conteúdo;
  • Além do dinheiro: os vencedores terão mentoria com embaixadores que são criadores estabelecidos do YouTube e a divulgação dos vídeos nos canais oficiais da Embratur;
  • O foco: os roteiros devem apresentar o Brasil por meio de temas como aventura, natureza, cultura, gastronomia e diversidade.

"Com o ‘Cria Brasil’, estamos unindo a força global do YouTube com a criatividade autêntica dos brasileiros para mostrar que o nosso País é um destino plural e sustentável. O Turismo de tela é uma ferramenta poderosa, e essa parceria vai nos ajudar a contar nossa história de um jeito inovador"

Presidente da Embratur, Marcelo Freixo

"Ao trabalharmos com eles [os criadores], estamos garantindo que a diversidade, a gastronomia e as belezas naturais do Brasil cheguem a telas de todos os continentes de forma autêntica e engajante. O YouTube é hoje uma enorme vitrine do Brasil para o mundo", destaca Erika Alvarez, gerente de políticas públicas do YouTube.

Quem pode participar?

O concurso é aberto a criadores de conteúdo (pessoa física ou jurídica) com canal ativo no YouTube, no mínimo dez mil inscritos e publicações regulares. Os projetos podem ser vídeos de até 15 minutos (na horizontal) ou três vídeos de até três minutos cada (na vertical). A lista completa de temas e os detalhes da inscrição estão disponíveis no edital. O lançamento contou com a participação do diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd.

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Karina Cedeño

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Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.