Embratur expande parceria com Airbnb para promover Turismo internacional no Brasil
Acordo inclui compartilhamento de dados para incentivo do Brasil como destino turístico internacional

O Airbnb e a Embratur anunciam uma nova parceria para colaborar nas áreas de interesse comum e impulsionar o Turismo internacional no Brasil. O memorando estabelece diretrizes para a cooperação em inteligência mercadológica, promoção turística e iniciativas focadas no afroturismo.
“Essa parceria vai nos permitir agregar à nossa estratégia de promoção do Brasil no exterior toda a inteligência de mercado do Airbnb. Nossas equipes técnicas vão trabalhar juntas, num plano de trabalho que nos permita mostrar ao mundo a grande diversidade de experiências de nosso País, atraindo turistas de todo o mundo, gerando emprego e novas oportunidades em todo o Brasil”
Presidente da Embratur, Marcelo Freixo
O Airbnb acredita que boas políticas devem criar oportunidades tanto para proprietários de imóveis obterem renda extra, como para as comunidades locais que se beneficiam do impacto positivo que o fluxo de hóspedes gera na economia local em diferentes setores como alimentação, transporte e comércio.
No início do ano, a plataforma divulgou uma lista dos 25 destinos em alta para o ano de 2025, em que cidades brasileiras já eram visadas por hóspedes internacionais: Florianópolis e Brasília. Em maio, o megashow da praia de Copacabana colocou novamente o Brasil em destaque: o Airbnb registrou um aumento no interesse de viajantes vindo ao Brasil, cujos principais países de origem eram Argentina, Chile e Estados Unidos.
“A renovação da parceria entre Airbnb e Embratur reforça o compromisso da plataforma em impulsionar o Turismo, inclusive internacional, no Brasil, colaborando ativamente para posicionar o País como destino de referência para viajantes de todo o mundo. O Airbnb se orgulha em facilitar a conexão de turistas internacionais às autênticas riquezas culturais brasileiras, e acredita que essa colaboração amplia as oportunidades de promover o Brasil globalmente, além de viabilizar projetos de empoderamento econômico das comunidades locais que recebem viajantes dos mais diversos países"
Diretora geral do Airbnb para a América do Sul, Fiamma Zarife