Estações de esqui dos EUA registram falta de neve e queda de visitantes internacionais
Resorts de neve do país já registram queda de 25% de visitantes canadenses

Resorts de esqui dos Estados Unidos se preparam para uma temporada turbulenta: além de enfrentar problemas climáticos, as montanhas vêm registrando uma queda significativa na presença de turistas internacionais, sobretudo canadenses, em razão das políticas de Donald Trump.
Além do país ter registrado o sexto mês consecutivo de queda no Turismo internacional, ranchos como Whitefish Mountain Resort, em Montana, têm registrado falta de neve. As encostas permanecem marrons, e aberturas tradicionais programadas para o feriado de Ação de Graças foram adiadas em vários resorts do Oeste dos Estados Unidos.
Para o porta-voz do resort, Chad Sokol, a falta de neve é dramática: “Se não tivermos neve, isso vai definir como nossa temporada será”, disse.
Historicamente, o Whitefish atraía cerca de 25% de seus visitantes do Canadá. Contudo, desde que o governo dos EUA impôs tarifas pesadas e fez declarações hostis a vizinhos estrangeiros, o resort já registrou uma queda de 25% nos visitantes canadenses. Nas lojas, hotéis e restaurantes locais, os gastos com cartão de crédito de turistas canadenses caíram cerca de 12%.
Com a neve chegando tardiamente e o público internacional em queda, os resorts americanos vivem neste início de inverno uma mistura de expectativa e apreensão. Para comunidades pequenas, muitas delas dependentes do comércio e do Turismo, a incerteza preocupa: sem garantia de fluxo consistente de visitantes, o futuro econômico é incerto.