Viagens em casal são predominantes entre brasileiros no inverno de 2025
Civitatis divulgou dados sobre o perfil do viajante brasileiro no período de 1º de junho a 31 de agosto

Com a celebração do Dia Mundial do Turismo, neste sábado, 27 de setembro, a Civitatis divulga dados do viajante brasileiro no período de 1º de junho a 31 de agosto, abrangendo boa parte do inverno no país. A análise revela não apenas o crescimento da procura por experiências no exterior, mas também o perfil do turista brasileiro e suas preferências durante a temporada.
Entre os destinos internacionais que mais cresceram, Bariloche se destaca, registrando crescimento de 98,2% nas reservas em relação ao mesmo período de 2024. Ele destaca que a capital argentina, Buenos Aires, também se destacou no período, com alta de 11,42% nas reservas.
“Bariloche é o destino de neve favorito dos brasileiros e oferece uma experiência completa, desde a infraestrutura turística e passeios guiados para descobrir a gastronomia e cultura local, até atividades de aventura, agradando desde famílias até viajantes que buscam adrenalina”
Alexandre Oliveira, Country Manager da Civitatis Brasil
O verão europeu também observou uma alta na procura de brasileiros neste ano, impulsionado pelas reservas em clássicos como Roma (+46,7%), Madrid (+37,8%) e Paris (+61%), no comparativo ano a ano.
Perfil do viajante brasileiro

Os dados do período revelam tendências claras sobre como os brasileiros viajam. Casais concentram 34,4% das reservas, representando o perfil predominante. Pessoas que viajam sozinhas aparecem em 31%, refletindo o crescimento do Turismo individual e da busca por experiências personalizadas. Grupos de amigos somam 11,9%, enquanto famílias com filhos maiores correspondem a 16% e famílias com filhos pequenos a 6,6%.
Reservas em Bariloche praticamente dobram no inverno de 2025
Bariloche, localizada a cerca de 40 minutos dos centros de neve da região, se oficializa cada vez mais como o destino favorito dos brasileiros, com um crescimento de 98% entre junho e agosto deste ano.
Os três passeios mais procurados no período foram o Tour panorâmico pelo Circuito Chico de Bariloche, a Excursão a San Martín de los Andes e aos Sete Lagos, e a excursão ao principal centro de esqui da região, Cerro Catedral.
“Além dos passeios clássicos, percebemos um aumento na procura por experiências imersivas, como o passeio de moto de neve pelo Cerro Catedral e o tour da cerveja em Bariloche. Isso evidencia que o viajante brasileiro busca experiências de inverno completas, que combinam tradição, cultura e aventura em um mesmo destino”, afirma Alexandre.