Karina Cedeño   |   26/12/2025 18:31

Número de turistas chineses no Brasil cresce 34% de janeiro a dezembro de 2025

Embratur intensifica ações entre Brasil e China para 2026, incluindo novo escritório no país asiático


Divulgação/Embratur
China representa o maior mercado emissor de turistas do mundo, com um vasto espaço de crescimento para o Brasil
China representa o maior mercado emissor de turistas do mundo, com um vasto espaço de crescimento para o Brasil

De janeiro a dezembro deste ano, o número de turistas chineses no Brasil cresceu 34%. No período, 94,4 mil destes visitantes desembarcaram no País, frente aos 70,4 mil registrados no mesmo período do ano passado. O número é superior, ainda, ao volume nos 12 meses de 2024, que foi de 76,5 mil.

Segundo a Embratur, a alta reflete seu trabalho feito em 2025, com o retorno ao mercado chinês e um estande brasileiro na ITB China, uma das principais feiras de Turismo do gigante asiático.

2026: ano da cultura Brasil-China

A poucos dias de 2026, Ano da Cultura Brasil-China, há espaço para fortalecer ainda mais esse fluxo de viajantes. O ano cultural é uma iniciativa coordenada pela Casa Civil, Ministério da Cultura e Ministério das Relações Exteriores, com a participação da Embratur. A China representa o maior mercado emissor de turistas do mundo, com um vasto espaço de crescimento para o Brasil.

As ações para atrair os turistas chineses este ano incluíram uma presstrip com sete comunicadores chineses por São Paulo (SP), Foz do Iguaçu (PR) e Rio de Janeiro (RJ) (projeto Connecting Cultures: Brasil–China 2025), parcerias com a imprensa do país asiático e memorando de entendimentos com o trade da China.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, lembra que o Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027 – tem o gigante asiático como um dos mercados estratégicos. “O crescimento de turistas chineses no Brasil mostra que estamos no caminho certo. E ainda temos espaço para expandir nossa participação nesse mercado. Por isso, investimos de forma estruturada nessa aproximação, que será ainda maior em 2026”, afirmou Freixo.

Além do retorno à feira chinesa, a Embratur fez parcerias com canais chineses, um site oficial em mandarim e ativação de um escritório de relações públicas na China, para fortalecer a comunicação com a mídia e o trade local.

Capacitações de agentes e operadores chineses

Um dos principais destaques da participação brasileira na ITB China foi o lançamento da plataforma “Brasil Travel Specialist” em mandarim. Desenvolvida para capacitar agentes e operadores turísticos chineses, a ferramenta oferece treinamentos com ênfase em segmentos como natureza, que é o segmento predileto desse público, cultura e gastronomia, e qualifica profissionais locais para promover o Brasil ampliando vendas e geração de negócios.

Além disso, o País fortaleceu sua presença no mercado da China por meio da assinatura de memorandos de entendimento (MoUs) que conectam a Embratur a empresas estratégicas do setor de Turismo para desenvolver planos de ação conjuntos para a promoção do Brasil na China, com foco em comunicação digital, intercâmbio cultural e apoio à comercialização internacional.

Ainda durante a feira, a Embratur firmou parcerias com um conglomerado multinacional chinês de tecnologia de viagens, e com empresas especializadas em comunicação, marketing e promoção turística. Os acordos preveem ações integradas, uso de inteligência de mercado e estratégias digitais para ampliar o alcance da imagem do Brasil junto ao público chinês.

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Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.