Pedro Menezes   |   10/12/2025 13:08

Rio atinge recorde de eventos com impacto econômico em mais de um US$ 1 bilhão

Dados foram apresentados durante Encontro do Conselho Curador do Visit Rio, no Copacabana Palace

Juliana Chalita
 Encontro do Conselho Curador realizado no Copacabana Palace
Encontro do Conselho Curador realizado no Copacabana Palace

O Visit Rio apresentou, nesta terça-feira (9), durante o Encontro do Conselho Curador realizado no Copacabana Palace, o balanço anual do Calendário de Eventos da Cidade Maravilhosa. Durante a reunião, ainda foram apresentadas as projeções para 2026, que colocam o Visit Rio no centro dos objetivos estratégicos do destino.

O levantamento revela desempenho inédito em 2025, com 712 eventos realizados, maior volume registrado pela Fundação e um crescimento de 42,9% em relação ao ano anterior. Os números representam um impacto econômico para a cidade estimado em US$ 1,6 bilhão em receitas e US$ 80,3 milhões em ISS.

“2025 foi um ano extraordinário para o turismo. Além dos resultados recordes do setor no Brasil e no Rio de Janeiro, os dados do nosso trabalho comprovam que estamos no caminho certo. Tivemos números inéditos em eventos captados e fomos reconhecidos com importantes premiações ao longo do ano. Para 2026, projetamos um crescimento de 15% e a realização de 819 eventos. Até o momento, 161 já foram cadastrados, o que representa 20% da meta”

Luiz Strauss, presidente-executivo do Visit Rio

O levantamento trouxe ainda detalhes do calendário, que avançou em diversidade: foram 15% de eventos internacionais, 21% nacionais e 64% regionais. O destaque do período foi o esporte, com 284 eventos (40% do total), impulsionado pela parceria com a Secretaria municipal de Esportes e pela atuação conjunta com parceiros institucionais relevantes, entre eles a Fecomércio RJ.

Em 2026, o Visit Rio dará prioridade ao alinhamento direto entre as demandas das empresas mantenedoras e seus objetivos, garantindo que suas necessidades estejam plenamente compatibilizadas com as ações dos órgãos oficiais de turismo. Esse foco inclui a qualificação do atendimento aos associados, especialmente na coordenação e recepção de fam trips, press trips e visitas de inspeção e técnica, fortalecendo a integração entre o trade, a promoção do destino e a geração de novos negócios para a cidade.

O encontro também marcou a celebração do primeiro ano de vigência do Decreto Municipal que tornou obrigatória a aplicação da marca Visit Rio em todas as ações de comunicação dos eventos apoiados pela Prefeitura. Com o aumento da visibilidade institucional, a Fundação intensificará, em 2026, o planejamento para atender a coordenação de propostas, análises de apoio e articulação com órgãos públicos e privados, garantindo maior integração entre as frentes de promoção e comunicação do destino.

“O Decreto foi um marco para o nosso trabalho. Ele consolida institucionalmente o Visit Rio, amplia nossa visibilidade e fortalece a promoção do destino. Agradecemos ao prefeito Eduardo Paes pela sensibilidade e pelo compromisso com o turismo, que é hoje uma das principais forças econômicas da cidade”

Luiz Strauss, presidente-executivo do Visit Rio

Resultados de 2025

  • O desempenho da Fundação em 2025 consolidou o Rio de Janeiro como um dos destinos mais dinâmicos do país. A equipe MICE cresceu 166% de 2019 para 2025, ampliando a capacidade de atendimento e prospecção. Os números refletidos nos resultados: foram 124 prospecções realizadas, 152 apoios institucionais a eventos e 40 visitas técnicas.
  • Além disso, foram registrados 29 eventos captados, atingindo a marca histórica da fundação; 43 feiras, roadshows e ações promocionais; 13 eventos próprios e 118 encontros com o trade. O desempenho em promoção e relacionamento também foi expressivo, com 34 famtours e 16 presstrips. A fundação também contabilizou 39 novos associados.

Ambiente digital

No ambiente digital, o site do Visit Rio consolidou-se como uma das principais referências de consulta sobre restaurantes, hotéis, passeios, serviços e experiências na cidade, registrando 31,4 milhões de impressões no google, 641,8 mil cliques e 1 milhão de visualizações.

Nas redes sociais, o desempenho acompanhou esse movimento: o LinkedIn do Visit Rio atingiu 637 mil impressões, tornando-se o perfil “Visit” mais engajado do mundo. Já o instagram alcançou 191 mil seguidores e mais de 920 mil interações, com mais de 19 milhões de alcançe em 2025, se transformando num dos principais canais de promoção turística da cidade.

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Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.