Laura Enchioglo   |   09/12/2025 18:17

Turismo do Rio de Janeiro celebra resultados históricos e apresenta plano para 2026

Até outubro, o Estado recebeu 1.796.520 turistas estrangeiros, um crescimento de 48% em relação a 2024


Divulgação
Conselho Estadual de Turismo do Rio se reuniu no Roxy Dinner Show
Conselho Estadual de Turismo do Rio se reuniu no Roxy Dinner Show

O Conselho Estadual de Turismo do Rio de Janeiro se reuniu nesta terça-feira (9/12), no Roxy Dinner Show, em Copacabana, em um encontro que marcou a apresentação dos resultados do setor em 2025 e as perspectivas do Turismo fluminense para 2026.

Conduzido pelo secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, o evento reuniu representantes do trade, gestores públicos, entidades setoriais e lideranças das 12 regiões turísticas do estado.

Durante a reunião, Tutuca apresentou os resultados que consolidam 2025, antes mesmo de o ano acabar, como o melhor ano do Turismo internacional no Rio de Janeiro em mais de três décadas.

Até outubro, o Estado recebeu 1.796.520 turistas estrangeiros, um crescimento de 48% em relação ao mesmo período de 2024, ultrapassando, em apenas dez meses, todo o fluxo registrado no ano passado. A meta de 2 milhões de visitantes internacionais, inédita na história, será batida até dezembro, segundo projeções.

"O ano de 2025 marcou uma virada de chave para o turismo fluminense. Batemos recordes, ampliamos mercados, fortalecemos o Galeão, internacionalizamos nossas ações e colocamos as 12 regiões turísticas em posição de destaque. O calendário de 2026 reflete essa mesma ambição: consolidar o Rio de Janeiro como um destino globalizado, competitivo e preparado para crescer de forma sustentável, beneficiando a capital e, sobretudo, o interior do estado"

Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Outro destaque foi o desempenho do RIOgaleão, que totalizou 14,5 milhões de passageiros entre janeiro e outubro, crescimento de 24% frente a 2024. A projeção oficial indica que o aeroporto deve fechar o ano com mais de 17 milhões de passageiros, reforçando sua recuperação e seu papel como porta de entrada para turistas do mundo inteiro.

Divulgação
Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro
Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro

Tutuca também apresentou o balanço da promoção internacional, que levou o Rio de Janeiro a mais de 20 cidades do exterior em 2025, incluindo ações inéditas em mercados como China, Emirados Árabes e Canadá, além de iniciativas de grande visibilidade como a ativação no Mundial de Clubes da FIFA, em parceria com Botafogo, Flamengo e Fluminense, que colocou o Rio na Times Square, em Nova York.

No mercado doméstico, a secretaria realizou um dos maiores roadshows da história do estado, percorrendo 14 cidades brasileiras com o projeto Experiência Rio, capacitando milhares de agentes de viagens e promovendo produtos e destinos fluminenses em todas as regiões.

Foco no interior do estado

A interiorização do Turismo também foi tema central da reunião. O secretário destacou que a ExpoRio Turismo se consolidou como o maior evento turístico do estado, ganhando em 2025 versões itinerantes na Costa Verde, Caminhos da Serra e Agulhas Negras, ampliando oportunidades de negócios, promovendo capacitação e aproximando governo e municípios.

Foram apresentados ainda os avanços do Programa Estadual do Artesanato, que já contempla 100% dos municípios fluminenses, alcançando mais de 25 mil artesãos, e o progresso do projeto da Escola Estadual de Turismo, que será lançada em parceria com a Faetec, iniciativa que ampliará a formação de mão de obra qualificada no estado. Tutuca também apresentou a nova marca do Turismo Rural, que já conta também com uma placa e um selo para as propriedades do segmento.

Outro destaque foi o avanço do Tax Free, que fez do Rio o primeiro estado do Brasil a implementar o modelo de cashback para turistas estrangeiros, com potencial estimado de gerar mais de R$ 2 bilhões por ano em impacto econômico, segundo estudo do IFec-RJ

Calendário de eventos 2026

Ao final do encontro, Tutuca apresentou o Calendário Oficial de 2026, que inclui as principais feiras e eventos do setor no Brasil e no exterior, como Fitur (Madri), ITB (Berlim), BTL (Lisboa e Porto), WTM Latin America, WTM Londres, Festuris, Rio Innovation Week, além de ações de promoção internacional na América do Sul, América do Norte, Europa, Oriente Médio e Ásia.

A reunião encerrou as atividades do Conselho Estadual apresentando um panorama otimista e estruturado para o próximo ano, reforçando que o turismo segue sendo um dos pilares do desenvolvimento econômico e social do Rio de Janeiro.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Laura Enchioglo

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 4193 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, Laura Enchioglo é repórter na PANROTAS, onde entrou como estagiária em 2023. Tem experiência em assessoria de imprensa e na cobertura de economia e finanças.