Visit Britain: Brasil segue como principal mercado da América Latina para o Reino Unido
País é hoje o mercado prioritário para o Visit Britain na América Latina, segundo VP para as Américas

O vice-presidente executivo do Visit Britain para as Américas, Ásia e Austrália, Paul Gauger, esteve no Brasil, na última semana, com o objetivo de aprofundar o relacionamento com o mercado, ouvir parceiros, entender suas necessidades e identificar oportunidades conjuntas para os próximos anos.
A visita aconteceu em um momento em que o Brasil se encontra sob os holofotes globais, com a visita do Príncipe William para apresentar seu prêmio de sustentabilidade, o Earthshot Prize, no Rio de Janeiro, e também no mês da COP30 em Belém.
Gauger aproveitou a ocasião para falar sobre os planos no Brasil e o momento que o Visit Britain vive. “O Brasil é um mercado prioritário para o VisitBritain na região, sendo o principal para nós na América Latina, e por isso mantemos uma agenda contínua de ações com o trade para ampliar o conhecimento sobre os destinos britânicos e estimular vendas qualificadas.
Algumas das principais frentes de atuação com o trade no Brasil são:
- Capacitação e engajamento do por meio de treinamentos, webinars, famtours e conteúdo atualizado sobre produtos e experiências britânicas, indo além do que é considerado ‘mainstream’;
- Eventos de networking entre a indústria britânica e buyers do Brasil. "Para esses eventos, trazemos suppliers britânicos para o País, apresentando a oferta do destino e oferecendo a oportunidade para que ambos os lados fechem negócios", conta Gauger;
- Aproximação institucional e apoio comercial, facilitando o relacionamento direto entre parceiros britânicos - atrações, DMCs, destinos, hotelaria - e profissionais brasileiros que vendem Grã-Bretanha;
- Eventos especiais ao longo do ano. Em 2025, por exemplo,a campanha Estrelando: Grã-Bretanha, lançada no início do ano, foi o tema de eventos do VisitBritain pelo Brasil neste ano, incluindo a pré-estreia de Downton Abbey: O Grande Final.
"Nosso foco é facilitar negócios, ampliar o repertório do trade e posicionar a Grã-Bretanha como um destino competitivo e inspirador, aumentando o número de brasileiros visitando Inglaterra, Escócia e País de Gales"
Paul Gauger, vice-presidente executivo do Visit Britain para as Américas, Ásia e Austrália
Novidades na Grã-Bretanha em 2026
O Visit Britain está com o olhar voltado para 2026 e a lista de novidades na Grã-Bretanha é grande. Para começar, inaugurações de novos museus, como o Museum of Shakespeare, em Londres, e o Museum of Two Halves, em Wrexham, se destacam.
Além disso, a reabertura de marcos históricos como o Castelo de Caerphilly, o Manchester Town Hall e o Hull Maritime Museum também serão celebrados. Na hotelaria, o ano marca a chegada de novos cinco estrelas em Londres, Newcastle e Aberdeen, além da estreia britânica do Six Senses London, reforçando a expansão do luxo no destino.
A cena cultural também vem forte: 2026 reúne estreias teatrais, grandes exposições e celebrações, entre elas os 25 anos de Harry Potter no cinema, os 50 anos da morte de Agatha Christie e o centenário de Winnie-the-Pooh, inspirado pelas paisagens do interior da Inglaterra.
Já os fãs de esportes podem esperar uma temporada animada, com homenagens ao futebol britânico, impulsionadas pela popularidade das séries Ted Lasso e Welcome to Wrexham, que estreiam novas temporadas em 2026. A Escócia será sede dos Commonwealth Games, que acontecerão em Glasgow.
Na área de natureza e bem-estar, a conclusão do King Charles III England Coast Path está sendo esperada pelos amantes de atividades ao ar livre, já que será a maior trilha costeira de todo o Reino Unido e permitirá que os aventiureiros contornem toda a costa inglesa a pé.
Outras novidades como o Eden Project Morecambe e o recém-nomeado Geoparque Mundial da Unesco na Ilha de Arran ampliam as opções para viajantes que buscam contato com a natureza.
Gasto recorde de visitantes estrangeiros

O VisitBritain vem focando em apresentar as diferentes nações e regiões da Grã-Bretanha para o mundo. A previsão é encerrar o ano com gasto recorde de visitantes internacionais (34,6 bilhões de libras, um aumento de 6% em relação a 2024) e 44,3 milhões de chegadas (aumento de 4% em relação a 2024).
Ao mesmo tempo, o VisitBritain vem ampliando o impacto de suas campanhas globais. "A nossa campanha de Turismo cinematográfico, “Estrelando: Grã-Bretanha”, que usa o poder do cinema e da TV para inspirar viagens, já gerou 217 milhões de libras adicionais em gastos por visitantes em 2025. Há também um movimento intenso de trabalho com o trade internacional, ações cooperadas com parceiros estratégicos e investimentos em dados e IA para decisões mais ágeis e eficazes", conta Paul Gauger.
O Visit Britain passa, ainda, por uma fase de fortalecimento institucional voltada à sustentabilidade, Turismo regenerativo e acessibilidade. Isso inclui o apoio direto a empresas e destinos britânicos, programas de qualificação, promoção de viagens de menor impacto e iniciativas para ampliar o turismo fora de Londres. Essas iniciativas já são mensuráveis, com 60% do gasto das campanhas acontecendo de maneira regional.
"Mesmo num cenário global competitivo, o VisitBritain demonstra capacidade de adaptação e foco em inovação, preparando o país para o objetivo ambicioso de alcançar 50 milhões de visitantes internacionais até 2030. E o o Brasil é um mercado com grande afinidade cultural com a Grã-Bretanha, viajantes curiosos, qualificados e com forte busca por experiências. Por isso, seguimos comprometidos em ampliar conexões, apoiar o trade e inspirar o viajante brasileiro a explorar não apenas Londres, mas todas as nações e regiões"
Paul Gauger, VP executivo do Visit Britain para as Américas, Ásia e Austrália
"Agradecemos ao trade brasileiro pela parceria contínua e estamos entusiasmados com as possibilidades que vêm pela frente", conclui o executivo.