ATTA firma parceria para apoiar crescimento do Turismo de aventura na Amazônia
Acordo da Associação global foi firmado com o Amazonas Cluster de Turismo e o Amazonas Destination

A Adventure Travel Trade Association (ATTA) assinou um novo acordo de cooperação com o Amazonas Cluster de Turismo (ACT) e o Amazonas Destination (AD), estabelecendo uma parceria plurianual com foco no avanço do Turismo de aventura e de natureza no estado do Amazonas.
O acordo apoia o fortalecimento de capacidades, o acesso aos mercados internacionais e a inovação para empresas locais de Turismo de aventura. Segundo a ATTA, a parceria enfatiza a colaboração prática, incluindo intercâmbio de conhecimento, desenvolvimento profissional e maior visibilidade internacional para operadores sediados no Amazonas.
De acordo com a Associação, a Amazônia brasileira representa um dos destinos de Turismo de aventura mais relevantes do mundo, com demanda crescente por experiências de vida selvagem, atividades fluviais, culturais e lideradas por comunidades locais.
"O Turismo de aventura desempenha um papel fundamental na economia da região, apoiando pequenas e médias empresas e contribuindo para esforços de conservação e desenvolvimento sustentável. À medida que o interesse internacional por viagens responsáveis e positivas para a natureza continua a crescer, a região do Amazonas se posiciona para se beneficiar de conexões globais mais fortes e de uma melhor preparação dos negócios"
Adventure Travel Trade Association
Para a ATTA, a parceria aprofunda o engajamento na América do Sul e fortalece sua presença em um destino central para as discussões globais sobre sustentabilidade, biodiversidade e turismo responsável. O ACT e o AD darão suporte à coordenação e à mobilização locais, ajudando a garantir que a expertise internacional e as oportunidades se traduzam em benefícios concretos para os operadores que atuam no território.
O acordo tem vigência até 2027, refletindo uma abordagem de longo prazo para a colaboração, à medida que destinos e empresas se adaptam às condições de mercado em constante evolução. Ambas as partes destacaram valores compartilhados relacionados à sustentabilidade, ao desenvolvimento de competências e ao fortalecimento da competitividade das empresas locais de Turismo.