EUA ampliam exigência de caução para vistos e incluem Venezuela e mais 24 países
Maioria dos países incluídos está na África, mas a nova lista também abrange nações da América Latina

O governo dos Estados Unidos ampliou de forma significativa a política que obriga viajantes estrangeiros a pagar uma caução financeira antes da entrada no país. O Departamento de Estado adicionou logo 25 novos países à lista, elevando para 38 o total de nações.
Com isso, cidadãos destes quase 40 países (veja lista dos países abaixo) poderão ser obrigados a depositar entre US$ 5 mil e US$ 15 mil como condição para solicitar vistos de Turismo ou negócios (B1/B2). A medida entra em vigor no próximo dia 21 de janeiro.
A maioria dos países incluídos está na África, mas a nova lista também abrange nações da América Latina, Caribe, Ásia e Oceania — entre elas, Venezuela, Cuba e Antigua e Barbuda.
Caução não garante visto e pode tornar viagem inviável

De acordo com o Departamento de Estado, o valor da caução será definido durante a entrevista consular. O pagamento não assegura a concessão do visto, mas o montante será devolvido caso o pedido seja negado ou quando o viajante comprove que cumpriu integralmente as regras de permanência nos EUA.
“O pagamento da caução não garante a aprovação do visto. Trata-se de uma salvaguarda financeira, que será reembolsada caso o solicitante demonstre conformidade com os termos da autorização concedida”
Departamento de Estado dos EUA
Na prática, especialistas avaliam que a exigência pode tornar o processo inviável para grande parte dos viajantes desses países, especialmente em mercados com menor poder aquisitivo e moedas desvalorizadas frente ao dólar. O Departamento de Estado informou que continua monitorando os resultados da política e não descartou novas inclusões no futuro.
Países adicionados à exigência de caução
- Argélia
- Angola
- Antigua e Barbuda
- Bangladesh
- Benin
- Burundi
- Cabo Verde
- Costa do Marfim
- Cuba
- Djibuti
- Dominica
- Fiji
- Gabão
- Nepal
- Nigéria
- Quirguistão
- Senegal
- Tadjiquistão
- Togo
- Tonga
- Tuvalu
- Uganda
- Vanuatu
- Venezuela
- Zimbábue
Já estavam na lista países como Butão, Botsuana, Tanzânia, Zâmbia, Namíbia e Turcomenistão, entre outros.
Com informações da Fox News.