Rodrigo Vieira   |   21/01/2026 08:00

EUA: suspensão de vistos para imigrantes entra em vigor hoje

Nada muda para quem deseja tirar visto de Turismo e Negócios; entenda

Divulgação
Governo Trump cria entraves para processamento de visto de imigrantes nos Estados Unidos
Governo Trump cria entraves para processamento de visto de imigrantes nos Estados Unidos

Hoje, 21 de janeiro, passa a valer a medida do governo dos Estados Unidos que suspende o processamento de vistos de imigrantes para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil. A decisão, anunciada na semana passada, tem como objetivo reavaliar os critérios para a concessão de vistos a estrangeiros que, segundo a administração Trump, poderiam se tornar um "encargo público" (public charge) ao dependerem de programas assistenciais do governo americano.

Processamento de vistos de turistas segue normal

É importante salientar que a suspensão não afeta os vistos de não-imigrantes. Portanto, brasileiros que planejam viajar aos Estados Unidos para Turismo (visto B2), negócios (visto B1), estudos (vistos F1/M1) ou intercâmbio (visto J1) podem continuar com seus planos e processos de solicitação de visto sem alterações.

A medida impacta exclusivamente aqueles que buscam a residência permanente nos Estados Unidos, ou seja, os solicitantes de vistos de imigrante. A lista de países afetados pela medida inclui, além do Brasil, nações como Rússia, Colômbia, e outros.

O Departamento de Estado americano confirmou que a paralisação é temporária e servirá para que o governo reavalie e ajuste seus procedimentos de triagem e verificação, a fim de impedir a entrada de estrangeiros que possam vir a utilizar programas de assistência social e benefícios públicos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Rodrigo Vieira

Conteúdos por

Rodrigo Vieira

Rodrigo Vieira tem 7354 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Rodrigo Vieira é jornalista com 12 anos de especialização na indústria de Turismo, todo esse tempo orgulhosamente na PANROTAS. Sua maior satisfação profissional é quando, por meio de seu trabalho, ajuda um agente de viagens a obter êxito. Conhece 30 países e ama viajar para o Exterior, mas jamais moraria fora do melhor destino de todos, o Brasilzão.