Turistas podem continuar tirando visto aos EUA; suspensão é apenas a imigrantes
Turistas podem continuar tirando visto aos EUA; suspensão é apenas a imigrantes

Um alívio para o mercado de Turismo brasileiro. A suspensão do processamento de vistos para os Estados Unidos para o Brasil e mais 74 países anunciada hoje pelo governo Donald Trump não atinge os vistos de turistas ou viajantes a negócios. A medida impacta apenas imigrantes, ou seja, aqueles destinados à residência permanente nos EUA.
O Departamento de Estado americano confirmou que a paralisação, prevista para começar em 21 de janeiro, visa reavaliar os critérios de concessão de vistos para indivíduos que, segundo o governo, poderiam se tornar um encargo público ao chegarem aos EUA. A decisão se baseia no conceito de "public charge", que permite a recusa de entrada a estrangeiros considerados propensos a depender de programas assistenciais.
Fontes oficiais, como o Departamento de Estado e reportagens da Fox News e Associated Press, destacam que as categorias de vistos de não imigrantes – que incluem turismo (B2), negócios (B1), estudos (F1/M1) e intercâmbio (J1) – não serão afetadas. Isso significa que brasileiros que planejam visitar os EUA a lazer, para reuniões de trabalho ou para estudar podem continuar seus planos sem preocupações adicionais relacionadas a esta nova política.
Entenda a diferença entre os vistos
É fundamental compreender a distinção entre os tipos de visto para evitar confusão. Vistos de não imigrante são para estadias temporárias, com propósitos específicos como turismo, negócios, estudo ou trabalho temporário. Já os vistos de imigrante são concedidos a indivíduos que pretendem viver permanentemente nos Estados Unidos, buscando o status de residente legal (Green Card).
A suspensão anunciada foca estritamente na segunda categoria, visando ajustar as políticas migratórias do país. A pausa é temporária e tem como objetivo permitir que o governo americano reavalie e ajuste seus processos.
O Portal PANROTAS continuará monitorando a situação e trará atualizações conforme novas informações forem divulgadas pelas autoridades americanas.
*Fonte: Medida de congelamento de vistos se restringe a imigrantes, mantendo inalteradas as regras para viagens de Turismo e negócios