Greve atinge transporte aéreo e ferroviário na Itália nesta sexta (9) e sábado (10)
Paralisação foi confirmada por sindicatos e divulgada por veículos de imprensa italianos.

Quem viaja pela Itália pode enfrentar dificuldades nesta sexta-feira (9) e no sábado (10), em razão de uma greve nacional que afeta principalmente os setores aéreo e ferroviário. A paralisação foi confirmada por sindicatos e divulgada por veículos de imprensa italianos.
No transporte aéreo, trabalhadores de diferentes empresas cruzaram os braços no dia de hoje. Funcionários da Vueling Airlines aderem à greve das 10h às 18h, enquanto colaboradores da EasyJet paralisam as atividades durante todo o dia, das 0h às 23h59. Já os trabalhadores da Assohandlers interrompem os serviços entre 13h e 17h, o que pode impactar operações em aeroportos de todo o país.
O transporte ferroviário também entra em estado de alerta. A partir das 21h desta sexta-feira até as 21h de sábado, 10 de janeiro, trens podem sofrer cancelamentos ou alterações devido à greve nacional do pessoal do Grupo FS Italiane, que inclui a Trenitalia, a Trenitalia Tper e a Trenord. A empresa informou que atrasos e supressões podem ocorrer inclusive antes do início oficial e após o término da paralisação.
Inicialmente prevista para os dias 9 e 10 de janeiro, a greve do setor educacional foi adiada. A paralisação de professores e funcionários administrativos e técnicos das escolas públicas, comunais e privadas ficou remarcada para os dias 12 e 13 de janeiro, não havendo impacto hoje para estudantes e famílias.
As autoridades italianas recomendam que passageiros consultem previamente as companhias aéreas e ferroviárias antes de se deslocarem para aeroportos e estações, acompanhando atualizações por aplicativos oficiais, sites e canais de atendimento ao consumidor.
Com informações de Corcia Online e Tg24Sky.