Pedro Menezes   |   15/01/2026 09:05
Atualizada em 15/01/2026 09:06

Passaporte brasileiro segue entre os mais poderosos do mundo em 2026

Argentina, Brasil e Chile são os únicos países da América do Sul no Top 20 do ranking de 2026


Divulgação/Inframérica
Brasileiros podem visitar 170 países, de um total de 227, sem a necessidade do visto
Brasileiros podem visitar 170 países, de um total de 227, sem a necessidade do visto

A Henley & Partners divulgou a primeira edição do ranking global dos passaportes mais poderosos do mundo de 2026. No Henley Passport Index 2026, produzido pela empresa global de consultoria em cidadania e residência, o passaporte brasileiro segue entre os 20 mais poderosos do mundo.

Com 169 pontos, o Brasil está na 16ª colocação do ranking, duas posições acima em relação a primeira edição do ranking de 2025 e uma abaixo da segunda edição, empatado com a Argentina. Em outras palavras, com essa pontuação, os brasileiros podem visitar 169 destinos, de um total de 227, sem precisar de visto.

Mesmo com um ponto a menos em relação a última edição, o Brasil seguiu na mesma posição e ao lado do país vizinho. Na América Latina, o Chile, com 175 pontos, é o país mais bem colocado do ranking. Na realidade, Argentina, Brasil e Chile são os únicos países da América do Sul no Top 20.

O ranking é baseado em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) e a classificação é feita de acordo com o número de destinos que titulares podem acessar sem visto prévio. Ao todo, o índice inclui 199 passaportes e 227 destinos, com informações confiáveis sobre o acesso global e a mobilidade.

Passaportes mais poderosos do mundo

Passaporte
Visa-free score
1. Singapura
192 pontos
2. Japão
Coreia do Sul
188 pontos
3. Dinamarca
Luxemburgo
Espanha
Suécia
Suíça
186 pontos
4. Alemanha
Áustria
Bélgica
Finlândia
França
Grécia
Irlanda
Itália
Holanda
Noruega
185 pontos
5. Hungria
Portugal
Eslováquia
Eslovênia
Emirados Árabes Unidos
184 pontos
13. Chile
175 pontos
14. Chipre
174 pontos
15. Andorra
Hong Kong
171 pontos
16. Brasil
Argentina

169 pontos

Singapura lidera ranking do passaporte mais poderoso do mundo

Divulgação
O Reino Unido e os Estados Unidos caíram uma posição no ranking global desde janeiro, dando continuidade a uma tendência de queda de longo prazo
O Reino Unido e os Estados Unidos caíram uma posição no ranking global desde janeiro, dando continuidade a uma tendência de queda de longo prazo

Neste caso, Singapura manteve o título de passaporte mais poderoso do mundo, com acesso sem visto a 192 destinos dos 227 existentes globalmente. Os países asiáticos continuam liderando a corrida da mobilidade global, com Japão e Coreia do Sul dividindo a segunda colocação, ambos com acesso a 188 destinos sem visto.

Logo depois, um forte contingente europeu ocupa o restante do Top 5. Sete passaportes da União Europeia compartilham a terceira colocação — Dinamarca, Luxemburgo, Espanha, Suécia e Suíça — todos com acesso a 186 destinos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4809 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.