EUA vão suspender processamento de vistos no Brasil e em mais 74 países, diz jornal
Paralisação será por tempo indeterminado, até que Departamento de Estado conclua reavaliação de critérios

O governo dos Estados Unidos irá suspender, a partir do próximo dia 21 de janeiro, o processamento de vistos para cidadãos de 75 países, em uma medida que mira candidatos considerados com maior risco de se tornarem dependentes de benefícios públicos, segundo reportagem exclusiva da Fox News.
A paralisação será por tempo indeterminado, até que o Departamento de Estado conclua uma reavaliação dos critérios de triagem e verificação, e o Brasil está incluso nesta lista. Consulados americanos foram instruídos a negar vistos com base na legislação já existente, enquanto novas diretrizes são analisadas. A lista de países afetados inclui também Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia e Iêmen.
A decisão se apoia no chamado critério de “public charge”, que permite ao governo negar a entrada de estrangeiros considerados propensos a depender de programas assistenciais. De acordo com o Departamento de Estado, a medida busca impedir o uso indevido de recursos públicos e reforçar controles migratórios.
Em novembro de 2025, postos diplomáticos dos EUA já haviam recebido orientações para aplicar regras mais rígidas nesse sentido. Entre os fatores avaliados estão idade, estado de saúde, proficiência em inglês, situação financeira e até a possibilidade de necessidade de cuidados médicos de longo prazo. Pessoas mais idosas, com obesidade ou com histórico de uso de assistência governamental podem ter o visto negado.
Com informações da Fox News.