Pernambuco celebra recordes e projeta Carnaval histórico em 2026
Em 2026, a folia acontece mais cedo, o que amplia o impacto positivo na economia, segundo a Empetur

MADRI - O Turismo de Pernambuco segue em um dos momentos mais expressivos de sua história. Sempre embalado pela força do verão, pela diversidade cultural do Nordeste e pela proximidade do Carnaval, o Estado fechou 2025 com resultados acima das expectativas.
É o que disse Eduardo Loyo, presidente da Empetur, em entrevista na Fitur 2026. E os números confirmam o bom momento. O Aeroporto Internacional do Recife bateu novamente recorde de movimentação, com quase 10 milhões de passageiros em 2025. Além disso, Pernambuco ampliou sua malha aérea, com voos nacionais e internacionais conectando o Estado a mais de 40 destinos semanais ao redor do mundo.
Esse crescimento explica a presença estratégica de Pernambuco na Fitur, em Madrid, uma das maiores feiras de Turismo do planeta. “Estamos aqui como consequência direta dessa expansão. Pernambuco voltou a ter voos diretos para Madri em 2025, algo que não existia há alguns anos”, destacou o presidente da Empetur, Eduardo Loyo.
Atualmente, a rota Recife–Madri é operada por duas companhias aéreas: a Azul, com dois voos semanais, e a Iberia, com três frequências semanais. A taxa de ocupação supera os 90%, evidenciando o sucesso da retomada. “Esse resultado reforça a sustentabilidade dessas rotas e a importância do trabalho conjunto entre governo, companhias aéreas e o trade turístico”, afirmou Loyo.
Carnaval multicultural e descentralizado

Com a chegada do Carnaval, a expectativa é de mais um período histórico para o Turismo pernambucano. Em 2026, a festa acontece mais cedo, o que amplia o impacto positivo na economia. Segundo Loyo, após a folia, o turista ainda encontra opções de descanso no Litoral Norte, Litoral Sul e Fernando de Noronha.
“A gente mostra que Pernambuco tem carnavais para todos os gostos, do litoral ao sertão. O Estado oferece desde a efervescência das ladeiras de Olinda e da Região Metropolitana do Recife até manifestações culturais tradicionais no interior, como os maracatus da Mata Norte, os papangus de Bezerros, os caretas, além das festas em cidades como Triunfo e Pesqueira"
Eduardo Loyo, presidente da Empetur
Como parte da estratégia de promoção, o Governo de Pernambuco lança hoje a nova campanha institucional de Carnaval, com uma personalidade de grande repercussão nacional e internacional. A campanha estreia no ambiente digital e será acompanhada por ações presenciais em quatro regiões do Brasil, reforçando a multiculturalidade do Carnaval pernambucano.
PANROTAS é media partner da Fitur e viaja com proteção Hero Seguros.