Pedro Menezes   |   09/02/2026 09:28

Visto eletrônico para brasileiros é o 1º procedimento 100% digital do México no Exterior

Mais de 20 milhões de turistas internacionais visitaram o destino em 2025


Divulgação/ChatGPT
Além do visto eletrônico, brasileiros podem continuar solicitando o visto de visitante sem permissão para exercer atividades remuneradas em qualquer repartição consular do México no Exterior
Além do visto eletrônico, brasileiros podem continuar solicitando o visto de visitante sem permissão para exercer atividades remuneradas em qualquer repartição consular do México no Exterior

A Secretaria de Relações Exteriores do Governo do México oficializou a reintrodução do sistema de visto eletrônico para brasileiros que pretendam ingressar no território mexicano na condição de visitante sem permissão para realizar atividades remuneradas, para uma única entrada exclusivamente por via aérea, na última quinta-feira (5), como acompanhamos no Portal PANROTAS.

"Essa medida de facilitação de viagens honra o compromisso anunciado pelos governos do México e do Brasil de facilitar a mobilidade de seus nacionais entre ambos os territórios de forma ágil, segura, ordenada e regular, e confirma a vontade comum de consolidar uma relação bilateral mais forte e próxima, voltada para o bem-estar e a prosperidade compartilhada de seus povos"

Governo do México

De acordo com a presidente do México, Claudia Sheinbaum Pardo, o desenho e a implementação do visto eletrônico são resultado de estreita colaboração interinstitucional, dentro do âmbito de suas respectivas competências, entre a Secretaria de Relações Exteriores do México, a Secretaria de Governança e o Instituto Nacional de Migração, com ações de divulgação conduzidas pela Secretaria de Turismo.

O sistema também representa um marco na modernização dos serviços públicos no México, por se tratar do primeiro procedimento 100% digital realizado no Exterior.

O visto eletrônico não substitui nem substitui o visto consular. Brasileiros podem continuar solicitando o visto de visitante sem permissão para exercer atividades remuneradas em qualquer repartição consular do México no Exterior. Esse visto permite múltiplas entradas, possui validade de até 180 dias ou até 10 anos e é necessário para ingressos no México por via marítima ou terrestre.

O visto eletrônico contribui de forma significativa para o objetivo estabelecido no Plano México de posicionar o país como o quinto mais visitado do mundo até 2030. Ao mesmo tempo, representa um passo fundamental para incentivar negócios e fortalecer vínculos empresariais, acadêmicos e culturais entre os dois países mais importantes da América Latina e do Caribe em termos de população, território e economia, com o correspondente potencial de integração regional que isso implica.

Mais de 20 milhões de turistas em 2025

A Secretaria de Turismo do México, por meio da ministra Josefina Rodríguez Zamora, por sua vez, informou que o México recebeu 20,6 milhões de turistas estrangeiros por via aérea em 2025, o que representa um aumento de 100 mil visitantes em relação a 2024.

Na ocasião, o mercado dos Estados Unidos manteve níveis sólidos e estáveis, com a chegada de 13,7 milhões de turistas em 2025, enquanto o Canadá se destacou como um dos mercados mais dinâmicos, registrando 2,8 milhões de visitantes, com crescimento anual de 11%.

Mercados como Reino Unido, Itália, Argentina e China também apresentaram aumentos relevantes, com altas de 4,8%, 13,7%, 10,8% e 8,2%, respectivamente. Este mesmo aumento exponencial deve ser registrado no volume de brasileiros ao fim de 2026.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4957 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.