A poucos meses da Copa do Mundo, como está a fila do visto americano no Brasil?
Tempo de espera apresentado pelo governo americano está bem tranquilo nos postos brasileiros

Como está o tempo de espera para agendar uma entrevista de visto para os Estados Unidos às vésperas da Copa do Mundo? Desde 2025, as filas em tempo real foram descontinuadas. O que temos agora, no próprio site oficial de vistos dos EUA, é uma estimativa mensal em cada cidade que conta com emissão de vistos.
A atualização mais recente é de menos de uma semana e revela que, pelo menos no site oficial, os tempos de espera apresentados pelo governo americano estão bem tranquilos.
Neste momento, segundo a Embaixada dos EUA, as filas variam de 15 dias a dois meses para conseguir um appointment disponível para o visto B1/B2, como podemos ver abaixo. Enquanto Brasília e São Paulo registram um mês de espera, o Rio de Janeiro tem fila inferior a 30 dias, assim como Recife. Porto Alegre é a única praça com 2,5 meses de espera.
O tempo médio é calculado a partir de quanto as pessoas normalmente esperam por entrevistas (medido desde o pagamento da taxa até a data da entrevista para o visto). Eles são fornecidos para vistos B1/B2 apenas nos casos em que o próximo agendamento disponível esteja a mais de três meses de distância.
- Brasília: 30 dias
- Recife: em torno de 15 dias
- Rio de Janeiro: em torno de 15 dias
- Porto Alegre: 2,5 meses
- São Paulo: 30 dias
Atenção com a emissão do visto para Copa do Mundo

Apesar das filas reduzidas, a expectativa é de crescimento acelerado de chegadas de brasileiros com a proximidade da Copa do Mundo FIFA 2026. Um indicativo já foi observado em 2025, quando houve um crescimento de 20% no volume de brasileiros em junho, por conta da Copa do Mundo de Clubes.
E aqui vai um alerta importante para o setor: o visto americano. A tendência é de aumento na demanda conforme o evento se aproxima. “Ter ingresso não garante entrada nos Estados Unidos. É fundamental que o viajante se planeje com antecedência”, reforçou Emanuelle de Nadal, do Consulado dos EUA, durante o Brand USA Travel Week South America.
Segundo ela, existe a possibilidade de implementação do chamado FIFA Pass, que pode priorizar o agendamento de vistos. No entanto, a medida ainda não está ativa. “O FIFA Pass pode ser implementado se houver necessidade, mas neste momento as filas estão controladas em todo o Brasil”, explicou.