Táxis do Aeroporto de Lisboa terão tarifa fixa a partir de outubro
Corridas terão preços definidos por zona e horário, a partir de 16 euros, já com bagagem

A partir de 15 de outubro, passageiros que desembarcarem no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, terão tarifas fixas para as corridas de táxi com destino à cidade. Os valores serão definidos de acordo com a zona e o horário, eliminando a cobrança pelo taxímetro nas viagens abrangidas pelo novo protocolo.
Segundo o portal Lisboa Secreta, o acordo foi assinado em 11 de setembro pela Câmara Municipal de Lisboa, Federação Portuguesa de Táxis, Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros, ANA Aeroportos de Portugal e ATL (Associação de Turismo de Lisboa).
Para viagens de até quatro passageiros, a tarifa diurna para a Zona 1 será de 16 euros, enquanto a Zona 2 terá preço de 19 euros. O período considerado diurno vai das 7h às 22h em dias úteis. À noite, nos fins de semana e nos feriados, os valores sobem para 20 e 23 euros, respectivamente.
A Zona 1 reúne áreas mais próximas do aeroporto, como Alvalade, Areeiro, Avenidas Novas, Lumiar, Olivais e Parque das Nações. Já a Zona 2 inclui regiões como Belém, Baixa, Chiado, Estrela, Misericórdia, Santa Maria Maior e Santo António.
Os valores já incluem os suplementos de bagagem, marcação, espera e transporte de animais. Para veículos com capacidade para mais de quatro passageiros, as tarifas serão maiores, variando de 20 a 28 euros, conforme a zona e o período.
Como funciona
Para garantir a tarifa tabelada, o passageiro deverá embarcar em um dos táxis autorizados a operar pelo novo protocolo. O acesso à área de embarque das chegadas também será restrito aos veículos credenciados.
O pagamento poderá ser feito diretamente no táxi, por cartão bancário ou MB Way, ou ainda por voucher da Associação de Turismo de Lisboa. O protocolo prevê que não sejam cobradas taxas adicionais de acordo com a forma de pagamento.
A mudança busca tornar mais previsível o custo do deslocamento entre o aeroporto e a cidade, além de organizar o serviço de táxis nas chegadas do aeroporto.