Artur Luiz Andrade   |   27/01/2020 18:15   |   Atualizada em 28/01/2020 13:50

Best Day, dona da HotelDo, é comprada pela Despegar

O valor da compra de 100% da Best Day será de US$ 136 milhões e segundo estimativas deve elevar o faturamento da Despegar em 25%. Leia mais

Considerada maior transação no B2B de Viagens e Turismo, a Despegar, com sede em Buenos Aires, anunciou a compra da mexicana Best Day Travel Group, dona da HotelDo e um dos maiores grupos de Turismo da América Latina. O valor da compra de 100% da Best Day será de US$ 136 milhões e segundo estimativas deve elevar o faturamento da Despegar (Decolar no Brasil) em 25%, reafirmando sua posição de maior empresa de Turismo na América Latina em receita. Cerca de 10% do total da venda é variável, dependendo da performance futura das empresas Best Day.





Segundo dados da Best Day, em 2019 o grupo registrou vendas de US$ 140 milhões e EBITDA de US$ 8 milhões. As vendas on-line representaram 70% desse total e o mercado mexicano 75%. Os outros 25% foram gerados no Brasil, Argentina, Estados Unidos e Canadá, entre outros mercados, onde o grupo Best Day atua na venda de pacotes, hotéis e outros produtos e serviços.

A Best Day tem um modelo de negócios diversificado, incluindo B2C com plataforma on-line de vendas, call centers e mais de 200 quiosques, além de serviços de receptivo no México.
No B2B a Best Day atua como operadora com sua marca HotelDo, assim com white label para seus maiores distribuidores. A Despegar disse que pretende manter as marcas da Best Day, assim como sua rede de quiosques e seus principais executivos.


Damián Scokin, CEO da Despegar, durante a Phocuswright Conference, em novembro, entrevistado por Carolina Sass, da Mapie
Damián Scokin, CEO da Despegar, durante a Phocuswright Conference, em novembro, entrevistado por Carolina Sass, da Mapie

EXECUTIVOS

O CEO da Despegar, Damian Scokin, disse estar muito satisfeito com o acordo com a Best Day, “que está alinhado com a estratégia e as prioridades discutidas recentemente no Investor Day da Despegar”. “Esse acordo é um marco em nossa estratégia de consolidação, que começou com a aquisição da Viajes Falabella (do Chile)”, continuou. “Também é um marco importante em nossa meta para continuar expandindo nossas operações no México, o mais importante mercado de Turismo da América Latina, e o sétimo maior do mundo. Juntas, a competitividade única da Despegar e a expertise de atacadista de hotéis e de serviços nos destinos da Best Day irão aumentar nossa proposição de valor”.

Para Scokin, “a Best Day tem uma posição estratégica sólida e um passado de sucesso que oferecem oportunidades para fortalecer a presença da despegar no México e aumentar a proposta de valor ao consumidor”.

O presidente do Board da Best Day, Julian Balbuena, disse que também está orgulhoso do negócio. “Estamos há 35 no mercado e o fato de uma empresa como a Despegar, líder no mercado latino-americano, nos ver como uma oportunidade para aumentar sua proposta de valor no México, fala claramente sobre o que nós construímos”, disse. “Para todo o time da Best Day, trata-se de uma oportunidade para melhorar nossas capacidades e continuar a oferecer experiências únicas aos clientes com a companhia que mais inovou na região nos últimos 20 anos”.

A compra da Best Day pela Despegar depende de aprovações das autoridades e está prevista para ser concluída ainda no primeiro semestre deste ano.

Em 2018, a Despegar anunciou faturamento de US$ 4,5 bilhões (ou cerca de R$ 15 bilhões, pelo câmbio do começo de 2019), com cerca de 40% originário no Brasil. Para 2019 a empresa terá dados já da compra da Viajes Falabella. Em comparação, a CVC Corp registou, em 2018, registrou vendas de R$ 13,5 bilhões (ou US$ 3,5 bilhões pelo mesmo câmbio).

Tópicos relacionados