Artur Luiz Andrade   |   27/01/2020 18:15
Atualizada em 28/01/2020 13:50

Best Day, dona da HotelDo, é comprada pela Despegar

O valor da compra de 100% da Best Day será de US$ 136 milhões e segundo estimativas deve elevar o faturamento da Despegar em 25%. Leia mais

Considerada maior transação no B2B de Viagens e Turismo, a Despegar, com sede em Buenos Aires, anunciou a compra da mexicana Best Day Travel Group, dona da HotelDo e um dos maiores grupos de Turismo da América Latina. O valor da compra de 100% da Best Day será de US$ 136 milhões e segundo estimativas deve elevar o faturamento da Despegar (Decolar no Brasil) em 25%, reafirmando sua posição de maior empresa de Turismo na América Latina em receita. Cerca de 10% do total da venda é variável, dependendo da performance futura das empresas Best Day.





Segundo dados da Best Day, em 2019 o grupo registrou vendas de US$ 140 milhões e EBITDA de US$ 8 milhões. As vendas on-line representaram 70% desse total e o mercado mexicano 75%. Os outros 25% foram gerados no Brasil, Argentina, Estados Unidos e Canadá, entre outros mercados, onde o grupo Best Day atua na venda de pacotes, hotéis e outros produtos e serviços.

A Best Day tem um modelo de negócios diversificado, incluindo B2C com plataforma on-line de vendas, call centers e mais de 200 quiosques, além de serviços de receptivo no México.
No B2B a Best Day atua como operadora com sua marca HotelDo, assim com white label para seus maiores distribuidores. A Despegar disse que pretende manter as marcas da Best Day, assim como sua rede de quiosques e seus principais executivos.


Damián Scokin, CEO da Despegar, durante a Phocuswright Conference, em novembro, entrevistado por Carolina Sass, da Mapie
Damián Scokin, CEO da Despegar, durante a Phocuswright Conference, em novembro, entrevistado por Carolina Sass, da Mapie

EXECUTIVOS

O CEO da Despegar, Damian Scokin, disse estar muito satisfeito com o acordo com a Best Day, “que está alinhado com a estratégia e as prioridades discutidas recentemente no Investor Day da Despegar”. “Esse acordo é um marco em nossa estratégia de consolidação, que começou com a aquisição da Viajes Falabella (do Chile)”, continuou. “Também é um marco importante em nossa meta para continuar expandindo nossas operações no México, o mais importante mercado de Turismo da América Latina, e o sétimo maior do mundo. Juntas, a competitividade única da Despegar e a expertise de atacadista de hotéis e de serviços nos destinos da Best Day irão aumentar nossa proposição de valor”.

Para Scokin, “a Best Day tem uma posição estratégica sólida e um passado de sucesso que oferecem oportunidades para fortalecer a presença da despegar no México e aumentar a proposta de valor ao consumidor”.

O presidente do Board da Best Day, Julian Balbuena, disse que também está orgulhoso do negócio. “Estamos há 35 no mercado e o fato de uma empresa como a Despegar, líder no mercado latino-americano, nos ver como uma oportunidade para aumentar sua proposta de valor no México, fala claramente sobre o que nós construímos”, disse. “Para todo o time da Best Day, trata-se de uma oportunidade para melhorar nossas capacidades e continuar a oferecer experiências únicas aos clientes com a companhia que mais inovou na região nos últimos 20 anos”.

A compra da Best Day pela Despegar depende de aprovações das autoridades e está prevista para ser concluída ainda no primeiro semestre deste ano.

Em 2018, a Despegar anunciou faturamento de US$ 4,5 bilhões (ou cerca de R$ 15 bilhões, pelo câmbio do começo de 2019), com cerca de 40% originário no Brasil. Para 2019 a empresa terá dados já da compra da Viajes Falabella. Em comparação, a CVC Corp registou, em 2018, registrou vendas de R$ 13,5 bilhões (ou US$ 3,5 bilhões pelo mesmo câmbio).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.