Artur Luiz Andrade   |   07/03/2024 16:14   |   Atualizada em 12/03/2024 10:07

Quais as maiores empresas de Turismo do Brasil? Veja lista de 2023

CVC Corp e Decolar lideram ranking, seguidas por BeFly, Confiança, Copastur e outras


Adobe Stock

Perguntamos às maiores distribuidoras de Viagens e Turismo no Brasil sobre suas vendas totais em 2023. Todas cresceram em relação a 2022 e 15 delas integram o seleto Clube do Bilhão, de empresas que vendem mais de R$ 1 bilhão por ano.

As duas maiores em vendas no Brasil são a CVC Corp e a Decolar, sendo que ambas ainda não divulgaram o balanço final de 2023. Contando os três primeiros trimestres do ano passado, nos balanços já publicados, a CVC Corp lidera no Brasil, com R$ 8,4 bilhões em vendas (e R$ 11,6 bilhões na América Latina, onde atua também na Argentina); e a Decolar é a maior na América Latina, com R$ 19 bilhões nos três trimestres (e R$ 7,6 bilhões no Brasil, ou cerca de 40% do volume total – o maior mercado individual para a Despegar).

No último trimestre do ano, tanto CVC Corp quanto Decolar se beneficiaram das vendas para as férias de verão, festas de final de ano e a Black Friday. Os números oficiais de CVC Corp e Decolar, portanto, são os dos três trimestres já divulgados, que devem crescer consideravelmente com os últimos meses de 2023 computados.

Os resultados finais de CVC Corp e Decolar irão superar os R$ 10 bilhões da BeFly, que vem na sequência, mas como são dois grupos internacionais, a soma total América Latina já é maior que o volume da terceira colocada. Na sequência da BeFly, cujas maiores forças são a TMC e a consolidadora, vêm o Grupo Confiança, com R$ 3,5 bilhões (a grande parte da sua consolidadora); e Copastur, com R$ 2,5 bilhões.

1° CVC Corp

Maior em vendas no Brasil

R$ 8,4 bilhões (vendas no BRASIL, apenas três primeiros trimestres de 2023)

R$ 11,6 bilhões (vendas BRASIL + ARGENTINA, três primeiros trimestres de 2023)

Principais marcas: CVC, Trend, Rextur Advance, Visual, Experimento.

2° Decolar

Maior em vendas na América Latina

R$ 7,6 bilhões (vendas no BRASIL, apenas três primeiros trimestres de 2023)

R$ 19 bilhões (vendas BRASIL + AMÉRICA LATINA, três primeiros trimestres de 2023)

Principais marcas: HotelDO, ViajaNet, Decolar, Koin.

3° BeFly

R$ 10,2 bilhões

Principais marcas: Flytour, Flytour Consolidadora, STB, Queensberry, Qualitours, Vai Voando.

4° Confiança

R$ 3,5 bilhões

5° Copastur

R$ 2,5 bilhões

6° Mondee

R$ 2 bilhões

R$ 1,3 bilhão da Orinter e R$ 692 milhões da Interep

7° BRT Consolidadora/Operadora

R$ 1,98 bilhão

8° Sakura

R$ 1,9 bilhão

9° Kontik

R$ 1,74 bilhão

10° Ancoradouro Consolidadora

R$ 1,65 bilhão

R$ 1,45 bilhão da Ancoradouro Consolidadora, R$ 120 milhões da Mondiale by Ancoradouro e R$ 85 milhões da Blue

11° Maringá Turismo

R$ 1,35 bilhão - Inclui Central de Eventos e Lemontech, empresas do Grupo Arbaitman

12° Skyteam

R$ 1,31 bilhão

13° CWT

R$ 1,28 bilhão

14° BCD Travel

R$ 1,25 bilhão

15° Frt Travel Group

R$ 1 bilhão

R$ 550 milhões da FRT Operadora e R$ 502 milhões da FRT Consolidadora

Ranking segue com Luxo, Corporativo e Operadoras:

16° TP Group

R$ 870 milhões

17° Avipam

R$ 855 milhões

18° CNT

R$ 798 milhões (R$ 640 milhões só de aéreo)

19° Voetur

R$ 743 milhões

20° BestBuy Travel

R$ 710 milhões

21° Abreu

R$ 503 milhões

22° Tyller Consolidadora

R$ 406 milhões

23° Costa Brava

R$ 386 milhões

24° Agaxtur

R$ 372 milhões

25° Promotional Travel

R$ 320 milhões

26° BWT Operadora

R$ 300 milhões

27° Quickly Travel

R$ 273 milhões

28° LTN Brasil

R$ 262 milhões

29° Primetour

R$ 258 milhões

30° Transpac

R$ 209 milhões

31° AGM Turismo

R$ 184 milhões (* resultado incluído nesta notícia posteriormente à revista)

32° Flot

R$ 98 milhões

33° Latitudes

R$ 80 milhões

34° Ambiental

R$ 75 milhões

Vendas internacionais

A PANROTAS teve acesso também ao relatório Smash de venda de bilhetes aéreos internacionais de 2023, totalizando US$ 3,7 bilhões em vendas, dos quais US$ 2 bilhões somente via consolidadores. A BeFly lidera o ranking, com US$ 521 milhões em vendas de passagens aéreas internacionais no ano passado, seguida por CVC Corp (US$ 465 milhões) e Decolar (US$ 388 milhões). Fecham o Top 5 mais duas consolidadoras: Confiança e Sakura.

Entre as TMCs isoladamente (já que a Flytour Business Travel tem suas vendas dentro da BeFly), aparece em primeiro lugar a BCD Travel, com US$ 80 milhões. A primeira operadora, também na amostragem isolada (já que BeFly, CVC Corp, Confiança, entre outras, têm operadoras no seu montante), foi a Orinter, com US$ 19 milhões.

Adobe Stock

A estimativa do mercado é que o Smash represente 75% da realidade do setor, pois algumas companhias não reportam suas vendas para o relatório (como Iberia/British e parte da Latam). Também não entram no relatório dados de fretamentos domésticos ou internacionais. O aéreo doméstico não tem um relatório dedicado a ele, por isso não se tem um ranking das maiores no nacional.

Confira abaixo o TOP 50 de Produção Aérea Internacional em 2023, com dados do relatório Smash:

  1. BEFLY: US$ 521 milhões
  2. CVC CORP: US$ 465 milhões
  3. DECOLAR: US$ 388 milhões
  4. CONFIANÇA: US$ 351 milhões
  5. SAKURA: US$ 206 milhões
  6. GRUPO BRT: US$ 173 milhões
  7. ANCORADOURO: US$ 169 milhões
  8. SKYTEAM: US$ 120 milhões
  9. BCD TRAVEL: US$ 80 milhões
  10. CWT: US$ 75 milhões
  11. TP AIR: US$ 66 milhões
  12. CNT: US$ 62 milhões
  13. COPASTUR: US$ 58 milhões
  14. FRONTUR: US$ 49 milhões
  15. SMILES: US$ 48 milhões
  16. E-TRAVELI: US$ 42 milhões
  17. TRANSPAC: US$ 41 milhões
  18. TYLLER: US$ 39 milhões
  19. KONTIK: US$ 36 milhões
  20. GRUPO VOETUR: US$ 33 milhões
  21. MARINGÁ: US$ 27 milhões
  22. AVIPAM: US$ 22 milhões
  23. TOUR HOUSE: US$ 20 milhões
  24. ORINTER: US$ 19 milhões
  25. EXPEDIA: US$ 17 milhões
  26. ABREU: US$ 16 milhões
  27. PROMOTIONAL: US$ 14 milhões
  28. TK ROYAL: US$ 12 milhões
  29. GS TRAVEL: US$ 11,5 milhões
  30. VIP GSA: US$ 11,3 milhões
  31. AGAXTUR: US$ 11 milhões
  32. PRINCESS TRAVEL: US$ 10,5 milhões
  33. QUICKLY TRAVEL: US$ 10 milhões
  34. LTN BRASIL: US$ 8,7 milhões
  35. COSTA BRAVA: US$ 8 milhões
  36. PÁTRIA: US$ 7 milhões
  37. RIO TRAVEL: US$ 6,8 milhões
  38. PRIMETOUR: US$ 6,7 milhões
  39. HURB: US$ 6 milhões
  40. AEROTUR: US$ 5,9 milhões
  41. PLANTEL: US$ 5,8 milhões
  42. ABC: US$ 5,4 milhões
  43. ÁRTICO: US$ 5,3 milhões
  44. AGM: US$ 5,2 milhões
  45. BTM: US$ 5 milhões
  46. FANTASY TOUR: US$ 4,7 milhões
  47. SIDON TURISMO: US$ 4,6 milhões
  48. KANGAROO TOURS: US$ 4,5 milhões
  49. TUNIBRA: US$ 4,1 milhões
  50. PONTESTUR: US$ 4 milhões

Considerando somente as consolidadoras, o ranking fica assim:

Maiores consolidadoras em vendas de passagens aéreas internacionais em 2023:

  1. BEFLY: US$ 417 milhões
  2. CVC CORP: US$ 354 milhões
  3. CONFIANÇA: US$ 347 milhões
  4. SAKURA: US$ 207 milhões
  5. GRUPO BRT: US$ 171 milhões
  6. ANCORADOURO: US$ 165 milhões
  7. SKYTEAM: US$ 117 milhões
  8. CNT: US$ 62 milhões
  9. TP AIR: US$ 52 milhões
  10. FRONTUR: US$ 43 milhões

Fonte: Relatório Smash

Quer sua empresa no ranking? Envie mensagem para redacao@panrotas.com.br.

Procuramos também as empresas Azul Viagens, Bancorbrás, EHTL, Grupo Arbo, Lusanova, R11 Travel, Raidho, RCA e Schultz, que, por política interna, não divulgam seus resultados ao público.

Relatório é parte integrante da Revista PANROTAS 1.574 - Edição Especial Fórum PANROTAS:


Tópicos relacionados