Artur Luiz Andrade   |   07/03/2024 16:14
Atualizada em 12/03/2024 10:07

Quais as maiores empresas de Turismo do Brasil? Veja lista de 2023

CVC Corp e Decolar lideram ranking, seguidas por BeFly, Confiança, Copastur e outras


Adobe Stock

Perguntamos às maiores distribuidoras de Viagens e Turismo no Brasil sobre suas vendas totais em 2023. Todas cresceram em relação a 2022 e 15 delas integram o seleto Clube do Bilhão, de empresas que vendem mais de R$ 1 bilhão por ano.

As duas maiores em vendas no Brasil são a CVC Corp e a Decolar, sendo que ambas ainda não divulgaram o balanço final de 2023. Contando os três primeiros trimestres do ano passado, nos balanços já publicados, a CVC Corp lidera no Brasil, com R$ 8,4 bilhões em vendas (e R$ 11,6 bilhões na América Latina, onde atua também na Argentina); e a Decolar é a maior na América Latina, com R$ 19 bilhões nos três trimestres (e R$ 7,6 bilhões no Brasil, ou cerca de 40% do volume total – o maior mercado individual para a Despegar).

No último trimestre do ano, tanto CVC Corp quanto Decolar se beneficiaram das vendas para as férias de verão, festas de final de ano e a Black Friday. Os números oficiais de CVC Corp e Decolar, portanto, são os dos três trimestres já divulgados, que devem crescer consideravelmente com os últimos meses de 2023 computados.

Os resultados finais de CVC Corp e Decolar irão superar os R$ 10 bilhões da BeFly, que vem na sequência, mas como são dois grupos internacionais, a soma total América Latina já é maior que o volume da terceira colocada. Na sequência da BeFly, cujas maiores forças são a TMC e a consolidadora, vêm o Grupo Confiança, com R$ 3,5 bilhões (a grande parte da sua consolidadora); e Copastur, com R$ 2,5 bilhões.

1° CVC Corp

Maior em vendas no Brasil

R$ 8,4 bilhões (vendas no BRASIL, apenas três primeiros trimestres de 2023)

R$ 11,6 bilhões (vendas BRASIL + ARGENTINA, três primeiros trimestres de 2023)

Principais marcas: CVC, Trend, Rextur Advance, Visual, Experimento.

2° Decolar

Maior em vendas na América Latina

R$ 7,6 bilhões (vendas no BRASIL, apenas três primeiros trimestres de 2023)

R$ 19 bilhões (vendas BRASIL + AMÉRICA LATINA, três primeiros trimestres de 2023)

Principais marcas: HotelDO, ViajaNet, Decolar, Koin.

3° BeFly

R$ 10,2 bilhões

Principais marcas: Flytour, Flytour Consolidadora, STB, Queensberry, Qualitours, Vai Voando.

4° Confiança

R$ 3,5 bilhões

5° Copastur

R$ 2,5 bilhões

6° Mondee

R$ 2 bilhões

R$ 1,3 bilhão da Orinter e R$ 692 milhões da Interep

7° BRT Consolidadora/Operadora

R$ 1,98 bilhão

8° Sakura

R$ 1,9 bilhão

9° Kontik

R$ 1,74 bilhão

10° Ancoradouro Consolidadora

R$ 1,65 bilhão

R$ 1,45 bilhão da Ancoradouro Consolidadora, R$ 120 milhões da Mondiale by Ancoradouro e R$ 85 milhões da Blue

11° Maringá Turismo

R$ 1,35 bilhão - Inclui Central de Eventos e Lemontech, empresas do Grupo Arbaitman

12° Skyteam

R$ 1,31 bilhão

13° CWT

R$ 1,28 bilhão

14° BCD Travel

R$ 1,25 bilhão

15° Frt Travel Group

R$ 1 bilhão

R$ 550 milhões da FRT Operadora e R$ 502 milhões da FRT Consolidadora

Ranking segue com Luxo, Corporativo e Operadoras:

16° TP Group

R$ 870 milhões

17° Avipam

R$ 855 milhões

18° CNT

R$ 798 milhões (R$ 640 milhões só de aéreo)

19° Voetur

R$ 743 milhões

20° BestBuy Travel

R$ 710 milhões

21° Abreu

R$ 503 milhões

22° Tyller Consolidadora

R$ 406 milhões

23° Costa Brava

R$ 386 milhões

24° Agaxtur

R$ 372 milhões

25° Promotional Travel

R$ 320 milhões

26° BWT Operadora

R$ 300 milhões

27° Quickly Travel

R$ 273 milhões

28° LTN Brasil

R$ 262 milhões

29° Primetour

R$ 258 milhões

30° Transpac

R$ 209 milhões

31° AGM Turismo

R$ 184 milhões (* resultado incluído nesta notícia posteriormente à revista)

32° Flot

R$ 98 milhões

33° Latitudes

R$ 80 milhões

34° Ambiental

R$ 75 milhões

Vendas internacionais

A PANROTAS teve acesso também ao relatório Smash de venda de bilhetes aéreos internacionais de 2023, totalizando US$ 3,7 bilhões em vendas, dos quais US$ 2 bilhões somente via consolidadores. A BeFly lidera o ranking, com US$ 521 milhões em vendas de passagens aéreas internacionais no ano passado, seguida por CVC Corp (US$ 465 milhões) e Decolar (US$ 388 milhões). Fecham o Top 5 mais duas consolidadoras: Confiança e Sakura.

Entre as TMCs isoladamente (já que a Flytour Business Travel tem suas vendas dentro da BeFly), aparece em primeiro lugar a BCD Travel, com US$ 80 milhões. A primeira operadora, também na amostragem isolada (já que BeFly, CVC Corp, Confiança, entre outras, têm operadoras no seu montante), foi a Orinter, com US$ 19 milhões.

Adobe Stock

A estimativa do mercado é que o Smash represente 75% da realidade do setor, pois algumas companhias não reportam suas vendas para o relatório (como Iberia/British e parte da Latam). Também não entram no relatório dados de fretamentos domésticos ou internacionais. O aéreo doméstico não tem um relatório dedicado a ele, por isso não se tem um ranking das maiores no nacional.

Confira abaixo o TOP 50 de Produção Aérea Internacional em 2023, com dados do relatório Smash:

  1. BEFLY: US$ 521 milhões
  2. CVC CORP: US$ 465 milhões
  3. DECOLAR: US$ 388 milhões
  4. CONFIANÇA: US$ 351 milhões
  5. SAKURA: US$ 206 milhões
  6. GRUPO BRT: US$ 173 milhões
  7. ANCORADOURO: US$ 169 milhões
  8. SKYTEAM: US$ 120 milhões
  9. BCD TRAVEL: US$ 80 milhões
  10. CWT: US$ 75 milhões
  11. TP AIR: US$ 66 milhões
  12. CNT: US$ 62 milhões
  13. COPASTUR: US$ 58 milhões
  14. FRONTUR: US$ 49 milhões
  15. SMILES: US$ 48 milhões
  16. E-TRAVELI: US$ 42 milhões
  17. TRANSPAC: US$ 41 milhões
  18. TYLLER: US$ 39 milhões
  19. KONTIK: US$ 36 milhões
  20. GRUPO VOETUR: US$ 33 milhões
  21. MARINGÁ: US$ 27 milhões
  22. AVIPAM: US$ 22 milhões
  23. TOUR HOUSE: US$ 20 milhões
  24. ORINTER: US$ 19 milhões
  25. EXPEDIA: US$ 17 milhões
  26. ABREU: US$ 16 milhões
  27. PROMOTIONAL: US$ 14 milhões
  28. TK ROYAL: US$ 12 milhões
  29. GS TRAVEL: US$ 11,5 milhões
  30. VIP GSA: US$ 11,3 milhões
  31. AGAXTUR: US$ 11 milhões
  32. PRINCESS TRAVEL: US$ 10,5 milhões
  33. QUICKLY TRAVEL: US$ 10 milhões
  34. LTN BRASIL: US$ 8,7 milhões
  35. COSTA BRAVA: US$ 8 milhões
  36. PÁTRIA: US$ 7 milhões
  37. RIO TRAVEL: US$ 6,8 milhões
  38. PRIMETOUR: US$ 6,7 milhões
  39. HURB: US$ 6 milhões
  40. AEROTUR: US$ 5,9 milhões
  41. PLANTEL: US$ 5,8 milhões
  42. ABC: US$ 5,4 milhões
  43. ÁRTICO: US$ 5,3 milhões
  44. AGM: US$ 5,2 milhões
  45. BTM: US$ 5 milhões
  46. FANTASY TOUR: US$ 4,7 milhões
  47. SIDON TURISMO: US$ 4,6 milhões
  48. KANGAROO TOURS: US$ 4,5 milhões
  49. TUNIBRA: US$ 4,1 milhões
  50. PONTESTUR: US$ 4 milhões

Considerando somente as consolidadoras, o ranking fica assim:

Maiores consolidadoras em vendas de passagens aéreas internacionais em 2023:

  1. BEFLY: US$ 417 milhões
  2. CVC CORP: US$ 354 milhões
  3. CONFIANÇA: US$ 347 milhões
  4. SAKURA: US$ 207 milhões
  5. GRUPO BRT: US$ 171 milhões
  6. ANCORADOURO: US$ 165 milhões
  7. SKYTEAM: US$ 117 milhões
  8. CNT: US$ 62 milhões
  9. TP AIR: US$ 52 milhões
  10. FRONTUR: US$ 43 milhões

Fonte: Relatório Smash

Quer sua empresa no ranking? Envie mensagem para redacao@panrotas.com.br.

Procuramos também as empresas Azul Viagens, Bancorbrás, EHTL, Grupo Arbo, Lusanova, R11 Travel, Raidho, RCA e Schultz, que, por política interna, não divulgam seus resultados ao público.

Relatório é parte integrante da Revista PANROTAS 1.574 - Edição Especial Fórum PANROTAS:


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18768 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.