Da Redação   |   07/03/2024 08:00

Diretor da Decolar reforça caminho trilhado da empresa no Brasil: omnicanal

Com IA e lojas físicas, empresa mira rentabilização e diversificação das vendas


PANROTAS / Emerson Souza
Alex Todres, diretor geral do Grupo Decolar no Brasil, no Fórum PANROTAS 2024
Alex Todres, diretor geral do Grupo Decolar no Brasil, no Fórum PANROTAS 2024

Ao mesmo tempo em que inicia sua expansão de lojas físicas, o Grupo Despegar (Decolar no Brasil) inaugura um novo assistente virtual com inteligência artificial associado às suas plataformas digitais. Tal combinação pode parecer, a um olhar desavisado, estratégias conflitantes, mas são na verdade parte de uma estratégia coordenada de crescimento cujo foco se resume a uma palavra: omnicanalidade - a integração de vários canais de venda em uma jornada unificada e coerente.

"A partir da compra da BestDay e Falabella, começamos a ficar cara a cara com o cliente. Enquanto isso fortalecemos nosso aplicativo, que melhora a experiência do cliente e já representa quase metade das nossas vendas. E agora estamos expandindo as lojas no Brasil, vendo que parte do público muitas vezes começa sua interação num canal e termina em outro", explica Alex Todres, diretor geral do Grupo Decolar no Brasil, durante o Fórum PANROTAS 2024.

Segundo o executivo, ao multiplicar as possibilidades de atendimento, a Decolar mostra que "a proposta completa de atendimento é nosso diferencial". E tal caminho é facilitado pela experiência que a empresa já possui em décadas de vida digital, com dados de hábitos de consumo de seus milhões de clientes.

Experiência completa

Com as novidades recentes, em lojas e IA, a Decolar visa rentabilizar e personalizar suas vendas, já que, na visão da empresa, ambos os recursos permitem a agregação de mais produtos numa mesma venda. Não se limitar à venda de aéreo é um objetivo central para o grupo, segundo o diretor geral.

"A IA permite ao cliente fazer a consulta por uma viagem de acordo com suas preferências. Em vez de escolher simplesmente o destino e as datas de ida e volta numa barra de pesquisa, ele pode inserir suas preferências, como uma praia de surfe, em épocas mais baratas, e com outros aspectos que lhe agradem", diz Todres.

Por outro lado, complementa, as lojas físicas possibilitam a venda de "produtos mais completos e mais complexos, como um circuito europeu com os voos e mais seguro viagem", exemplifica. Isso, somado à confiança que a uma marca conhecida como a Decolar traz, diz Todres, pode fazer a diferença a favor da empresa.

Hoje são 11 as lojas físicas da Decolar. A expansão desse número vai mirar grandes praças e "os melhores pontos", permitindo à empresa clientes que ela não alcançava com os meios digitais. As novas unidades serão próprias, embora planos para abrir operações a franqueados sejam considerados para o futuro.


Por Rafael Faustino, especial para o Portal PANROTAS

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