Banco Inter busca novos fornecedores para ter uma "OTA completa" no marketplace
Inter Travel tem parceiros como Ancoradouro, BRT, Iterpec e Wooba, mas está no mercado por novas empresas

O Banco Inter entra em uma nova fase em seu produto de viagem, impulsionada pela liberação recente de R$ 1 bilhão em crédito extra para seus clientes. O projeto para a Inter Travel é integrar novos fornecedores e transformá-la em uma plataforma robusta, similar a uma agência de viagens on-line (OTA), com diferenciais a seus clientes.
Hoje a Inter Travel serve seus clientes de duas formas, cada uma respondendo por 50% do share. A primeira é por meio dos parceiros integrados, em seu próprio marketplace. Gerado pela Wooba, o sistema conta com fornecedores como Ancoradouro e BRT para o aéreo e Iterpec para os produtos terrestres e é justamente nesta frente de vendas que a instituição financeira está focando sua expansão.
"Estamos realizando um onboarding para agregar mais fornecedores para todas as etapas da viagem dos clientes, além de um investimento para aumentar nossa base de atendimentos, pois acreditamos que teremos uma alta importante no número de clientes", afirma a gerente executiva de Novos Negócios da Inter Travel, Ana Ziller. "Estamos em busca de fornecedores de pacote, cruzeiros, viagens de luxo, viagens populares, distribuidores rodoviários. Queremos estar em todos os segmentos, pois tudo o que oferecer integração conseguimos atacar. Nossos hunters já estão em busca desses fornecedores."
Rede de afiliados da Inter Travel
A segunda maneira de a Inter Travel servir seus clientes é por meio de sua rede de afiliados, isto é, encaminhando os consumidores para plataformas externas tais como Booking.com, Hotéis.com, para os sites das companhias aéreas e locadoras nacionais.

"Os usuários pontuam ou ganham cashback na nossa plataforma e acumulam os descontos das parceiras externas. Apesar deste modelo também ser importante, queremos agora é crescer o nosso próprio marketplace", afirma Ana.
Segundo a gerente executiva, a ideia é tornar a Inter Travel quase uma OTA completa, agregando os diferenciais de ser um banco, isto é, dando ao cliente poder de compra, facilidade na jornada de consumo e visão de segmentação, por já ter dados da preferência do usuário. "Não vou desperdiçar uma oferta rodoviária com aquele cliente sendo que ele é fidelizado com a Latam, por exemplo, e só faz viagens internacionais", exemplifica.
Nesses quatro anos a Inter Travel transacionou e vendeu R$ 900 milhões e há um bom espaço para crescimento, na opinião de Ana Ziller. "Estamos em um momento importante de maturidade, visto que lançamos a vertical de viagens em 2021, quando nenhum app financeiro ou os chamados superapps olhavam para a indústria", pondera Ana Ziller. "Produtos não-financeiros têm crescido bastante para o Banco Inter. São mais de 150 lojas integradas, incluindo gigantes do varejo como Magalu, Via Varejo, Netshoes, entre outros", completa.
Na visão da especialista, as fintechs investiram em viagens pois é uma indústria que permite uma alta gama de serviços oferecidos. "Além disso é importante estar com o cliente nos melhores momentos da vida dele, principalmente para instituições financeiras, que abordam assuntos tão densos", completa.
Lançamento na Orange Friday
A nova experiência da plataforma foi lançada estrategicamente durante a Orange Friday, evento de promoções do Inter. Segundo Ana Ziller o momento foi escolhido por ser "muito propício" para apresentar aos clientes uma jornada de compra mais fluida, com novas funcionalidades como ofertas relâmpago, cupons de desconto e cashback customizável por destino.