Karina Cedeño   |   30/04/2025 16:25

Visit Rio e Câmara LGBT+ lançam 5ª edição do Circuito Rio de Cores

Lançamento foi feito às vésperas do show de Lady Gaga, que acontece neste fim de semana em Copacabana


Divulgação/Lucas Teixeira
Evento de lançamento da 5ª edição do Circuito Rio de Cores, no hotel Windsor Leme (RJ)
Evento de lançamento da 5ª edição do Circuito Rio de Cores, no hotel Windsor Leme (RJ)

O Visit Rio, em parceria com a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, lançou a 5ª edição do Circuito Rio de Cores, no hotel Windsor Leme, com objetivo de engajar parceiros na iniciativa. O lançamento acontece às vésperas do show de Lady Gaga, quando o Rio de Janeiro se prepara para receber um público expressivo da comunidade LGBTI+, como aconteceu durante a passagem de Madonna em 2024.

“O momento não poderia ser mais simbólico: enquanto a cidade vive a expectativa de um fim de semana marcado pela celebração da cultura pop e da diversidade, o Circuito Rio de Cores reforça o compromisso do Rio com um Turismo mais inclusivo e plural", afirma a diretora executiva do Visit Rio, Roberta Werner.

Criado em 2021, o Circuito Rio de Cores tem como proposta mobilizar estabelecimentos e instituições para oferecer descontos em serviços e experiências, promover programações exclusivas, realizar talk shows e iluminar pontos emblemáticos da cidade, entre outras ações voltadas à celebração da diversidade. Desde então, o projeto vem crescendo a cada edição. Em 2024, 61 estabelecimentos participaram da iniciativa. Para este ano, a meta é ampliar esse número em 20%.

“O Brasil está entre os países com a maior população LGBT do mundo e o Rio de Janeiro se destaca internacionalmente com títulos, como o de segunda melhor praia LGBT, representada pela Praia de Ipanema. Esses números são relevantes, mas o nosso propósito vai além das estatísticas. Queremos humanizar esses dados e garantir que a cidade esteja cada vez mais preparada para acolher essa comunidade, fazendo com que todas as pessoas se sintam vistas, respeitadas e queridas por quem vive aqui. Trabalhamos com seriedade porque sabemos que, nesse segmento, o respeito é essencial. O Circuito Rio de Cores, fruto desse compromisso, ocupa um lugar muito especial na nossa história”, destaca Roberta.

Programas de Diversidade e Inclusão nas empresas

A edição de 2025 do programa também abre espaço para debater o impacto do cancelamento dos Programas de Diversidade e Inclusão (D&I) nas empresas, com reflexos diretos sobre empregos e negócios da comunidade LGBTI+. O assunto foi apresentado pelo presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes, e debatido em um painel mediado por Reinaldo Bulgarelli, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Participaram também Omar Cáffaros, vice-presidente de Operações da Accor, e Ana Paula Lopes, gerente de Aviation Marketing do Rio Galeão.

“Vivemos um momento delicado, com o recuo de políticas de diversidade, equidade e inclusão alavancadas pelo governo dos Estados Unidos — o que tem refletido em grandes corporações americanas, europeias e também brasileiras. Por isso, é fundamental valorizar as empresas que seguem firmes nesse compromisso. No painel, apresentamos os impactos negativos desse movimento, mas também mostramos os caminhos que continuam sendo trilhados por quem entende a diversidade como um valor real. Mais do que nunca, o Brasil tem a oportunidade de assumir uma posição de liderança, se afirmando como um País que respeita e promove a diversidade, com o apoio do setor privado, do poder público, dos destinos turísticos e, principalmente, do povo brasileiro, que é, sem dúvida, o mais diverso do planeta.”, explica Gomes.

Durante o encontro, também foi apresentado o projeto da pesquisa “Hábitos e Consumo da População e do Turista LGBT no Brasil”, encomendada pela Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil. A execução ficará a cargo do IEMI – Inteligência de Mercado, sob coordenação de Marcelo Prado, sócio-diretor do instituto. Com lançamento previsto para setembro de 2025, a pesquisa terá abrangência nacional e tem como objetivo mapear o comportamento de consumo da comunidade LGBT+ brasileira, oferecendo dados concretos para orientar o mercado na criação de produtos, serviços e estratégias mais alinhadas a esse público.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados